Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > 5ª Conferência Nacional de Saúde Mental abre chamamento para atividades culturais
Início do conteúdo da página

5ª Conferência Nacional de Saúde Mental abre chamamento para atividades culturais

  • Publicado: Segunda, 16 de Outubro de 2023, 19h38
imagem sem descrição.

Ao todo 15 vagas estão destinadas a artistas, grupos e coletivos que possuam projetos que dialoguem com a temática da conferência

A Comissão de Arte, Cultura e Educação Popular da 5ª Conferência Nacional de Saúde Mental Domingos Sávio - torna público o Chamamento Público nº 03/2023, que prevê a seleção de artistas, grupos e coletivos que comprovem vivências no campo da saúde mental e apresentem propostas de atividades de arte, cultura e educação popular que dialoguem com a temática proposta nesta edição da conferência.

Serão contempladas 10 vagas para as propostas de atividades culturais dos diferentes estados da federação e 5  vagas para o Distrito Federal, tendo em consideração os critérios de regionalidade, diversidade e pluralidade de iniciativas.

Poderão ser inscritas propostas de artistas, grupos e coletivos de forma individual ou coletiva. As apresentações deverão contemplar a saúde com as linguagens de teatro, música, dança, performances, intervenções, stand-ups, circo, literatura, esquete entre outras expressões artísticas, culturais ou de educação popular, de acordo com o tema central da Etapa Nacional da 5ª CNSM “Fortalecer e garantir Políticas Públicas: o SUS, o cuidado de saúde mental em liberdade e o respeito aos Direitos Humanos”.

As inscrições são gratuitas e deverão ser feitas no formulário próprio, disponibilizado no site do Conselho Nacional de Saúde, até o dia 31 de outubro. O resultado das atividades selecionadas será divulgado no dia 17 de novembro de 2023. A 5ª CNSM Domingos Sávio será realizada de 11 a 14 de dezembro, em Brasília.

Critérios de avaliação

A Comissão de Arte, Cultura e Educação Popular considerará como critério imprescindível de avaliação que artistas, grupos e coletivos comprovem vivências em saúde mental.

Serão considerados pontos como o histórico do artista ou grupo, as experiências e vivências vinculadas à temática, as práticas comprometidas a transformação da cultura manicomial e do estigma da saúde mental e a singularidade, grau de criatividade e experimentação estética do conteúdo artístico.

Confira o Chamamento Público nº 03/2023 aqui.

Acesse aqui o Formulário de Inscrições. 


Ascom/CNS

Crédito da foto: Bruno Concha/Secom

registrado em:
Fim do conteúdo da página