Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Conselho Nacional de Saúde aprova, por unanimidade, Plano Nacional de Saúde

4CNGTES ETAPAS Final novo

Início do conteúdo da página

Conselho Nacional de Saúde aprova, por unanimidade, Plano Nacional de Saúde

  • Publicado: Sexta, 02 de Fevereiro de 2024, 16h49
imagem sem descrição.

Pela primeira vez, propostas e diretrizes aprovadas na Conferência Nacional de Saúde foram incluídas em tempo nos instrumentos de planejamento

O Conselho Nacional de Saúde (CNS) aprovou o Plano Nacional de Saúde (PNS) 2024-2027 por unanimidade, em votação realizada durante a 350ª Reunião Ordinária do Conselho. A deliberação tomada nesta quinta (1/02) é um marco histórico, já que pela primeira vez a data de realização da Conferência Nacional de Saúde permitiu que diretrizes e propostas aprovadas incidissem a tempo nos planos de gestão federal.

Isso só foi possível porque estrategicamente a etapa nacional da 17ª Conferência Nacional de Saúde foi antecipada para o mês de julho, abrindo caminhos para que as propostas e diretrizes aprovadas servissem de base para que o Ministério da Saúde pudesse incluí-las no Plano Plurianual (PPA) e no PNS, que prevê objetivos e metas de programas de saúde.

O PNS 2024-2027 inclui 116 metas divididas em 7 objetivos: Atenção Primária, Atenção Especializada,  Prevenção e Controle, Ciências, Tecnologia e Inovação, Assistência Farmacêutica, Saúde Indígena, Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde.

A importância de se manter o acompanhamento do ciclo orçamentário para que a execução ocorra como almejado, foi apontada pela conselheira Elaine Pelaez. “Queremos que o arcabouço fiscal não respingue na garantia do direito à saúde, universal integral e equidade que nós defendemos.”

Momento histórico

O presidente do Conselho Nacional de Saúde, Fernando Pigatto, destaca o contexto inédito. “Estamos num processo rico onde todas contribuições precisam ser respeitadas e garantidas. Não é uma construção fácil, mas estamos avançando, marcando um momento de grande participação da sociedade brasileira na construção de um Plano Nacional de Saúde participativo, e portanto, refletindo esse grande debate da sociedade brasileira”, declarou.

andre.cofin.jpg

O coordenador da Comissão Intersetorial de Orçamento e Financiamento (Cofin) do CNS, André Luiz Oliveira, reforçou o significado do momento.  “É histórico, porque após longos meses e inúmeras reuniões de negociação e de ajustes textuais, conseguimos chegar a um denominador comum para atender ao maior número possível de metas e indicadores, que dialoguem favoravelmente às imprescindíveis lutas e políticas sociais, dando a real conotação à beleza e ao dinamismo deste Conselho para a valorização da vida, a consolidação do SUS, a defesa da democracia e a convicção de um futuro melhor a este país”, completou.

Confira a Galeria de Fotos da 350ª RO


Ascom/CNS

registrado em:
Fim do conteúdo da página