Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Participa +: Nova edição do programa alcançará regiões mais remotas do Brasil

4CNGTES ETAPAS Final novo

Início do conteúdo da página

Participa +: Nova edição do programa alcançará regiões mais remotas do Brasil

  • Publicado: Quinta, 14 de Março de 2024, 15h28
imagem sem descrição.

O projeto passa a integrar as ações do Plano Plurianual (PPA), com garantia de recursos até 2026. Meta é alcançar as 458 regiões de saúde do país

A partir de março, o Participa+ inicia a 4ª Edição do Projeto de Formação para o Controle Social no SUS. Lançado em 2016, o programa vem se consolidando na formação de lideranças, conselheiros e conselheiras de saúde, em diferentes regiões brasileiras. Já são mais de 10 mil pessoas que passaram pelas oficinas de formação, seminários, rodas de conversas temáticas, cursos de ferramentas virtuais e formações de educadores e educadoras na multiplicação de vozes do Controle Social do SUS.

A partir de 2024, o projeto passa a integrar as ações do Plano Plurianual (PPA), o que garante recursos até 2026. Nesta 4ª edição o projeto tem como meta alcançar as 458 regiões de saúde do país. “Agora serão 82 oficinas e destas pouquíssimas serão nas capitais. Queremos alcançar as regiões mais remotas do Brasil e dar oportunidade para que todas as pessoas possam participar”, afirma a conselheira nacional de saúde e coordenadora da Comissão Intersetorial de Educação Permanente para o Controle Social do SUS (CIEPCSS) do Conselho Nacional de Saúde (CNS), Sueli Barrios.

Segundo Sueli, há uma grande demanda de conselhos de saúde localizados distantes das capitais, com grande dificuldade de deslocamento e mobilização. “Também precisamos considerar que o debate feito numa capital é completamente diferente daquele promovido em uma região mais distante. Por isso, descentralizamos as nossas ações e vamos considerar especificidades de cada território onde os conselhos e os movimentos sociais atuam”, completa.

O projeto é realizado pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS), em parceria com o Centro de Educação e Assessoramento Popular (Ceap) e a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas/OMS). Também conta com o apoio e engajamento de vários movimentos sociais e entidades com atuação no direito humano à saúde, além da participação direta dos Conselhos Estaduais de Saúde e respectivas Comissões de Educação Permanente e de vários Conselhos Municipais de Saúde.

Calendário da 4ª Edição do Participa +

A nova edição do programa começa em março, com a realização de oficinas de formação realizadas em formato híbrido (primeira etapa virtual e segunda em formato presencial).

Marataízes, no Espírito Santo, será o primeiro município a receber o programa, com turma virtual dia 18/03 e presencial em 4 e 5 de abril, seguido por Imperatriz, no Maranhão (19/03 virtual e 3 e 4 de abril presencial), Tefé, no Amazonas (20/03 virtual e 4 e 5 presencial), Montes Claros, em Minas Gerais (21/03 virtual e 4 e 5/04 presencial) e Pinhalzinho, em Santa Catarina (25/03 virtual e 8 e 9/04 presencial).

Confira o calendário completo das oficinas do Participa +

Ascom CNS

registrado em:
Fim do conteúdo da página