Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Conselho Nacional de Saúde vai compor GT de Saúde do G20

4CNGTES ETAPAS Final 1

Início do conteúdo da página

Conselho Nacional de Saúde vai compor GT de Saúde do G20

  • Publicado: Quarta, 27 de Março de 2024, 17h24
imagem sem descrição.

Grupo atua para construir propostas que visam a redução das desigualdades em saúde e que podem ser apresentada na cúpula do G20, em novembro no Brasil

O Conselho Nacional de Saúde vai compor o Grupo de Trabalho de Saúde do G20. O convite foi feito nesta quarta-feira, 27 de março, pelo chefe da Assessoria Especial de Assuntos Internacionais (AISA) do Ministério da Saúde, Embaixador Alexandre Ghisleni.

Ele apresentou à mesa diretora do CNS as ações que estão sendo desenvolvidas no âmbito do GT da Saúde no G20 e destacou a importância da ampliação da participação social do processo. Ghisleni afirmou que o objetivo do grupo é construir propostas que promovam a redução das desigualdades em saúde, sendo que a principal asserção do Brasil para a agenda internacional é estabelecer a criação de uma Aliança para a Produção Regional e Inovação. “A ideia é incentivar a produção e melhorar o acesso a medicamentos na América Latina e no continente Africano”, declarou.

A iniciativa visa criar uma rede que una os principais atores, incluindo países, academia, setor privado e organizações internacionais, para pesquisa, desenvolvimento e produção de vacinas, medicamentos, diagnósticos e insumos estratégicos para combater doenças com forte determinação social e que afetam principalmente populações mais vulneráveis, como dengue (arboviroses), malária, tuberculose, Chagas e hanseníase. O embaixador destacou ainda uma atenção a propostas sobre formas de trabalho em saúde, já que a crescente mobilidade humana traz impactos nas condições de trabalho.

O presidente do CNS, Fernando Pigatto, destacou que a iniciativa só reforça a atuação do controle social na incidência internacional. Pigatto destacou que em maio, proposta inédita de resolução sobre participação social na saúde será apresentada durante a 77ª Assembleia Mundial de Saúde. “É um documento com muitas contribuições e com possibilidade bem concreta de ser aprovada. Há uma determinação de ampliar a representatividade dos movimentos sociais, dos conselhos e das entidades na própria assembleia mundial da saúde."



IMG_1401.JPG

 

Cúpula do GT da Saúde

O G20 atualmente está sob a presidência brasileira, que estabeleceu como tema do GT, coordenado pelo Ministério da Saúde, a construção de sistemas de saúde resilientes e elencou quatro prioridades: Prevenção, Preparação e Resposta a Pandemias, com foco na produção local e regional de medicamentos, vacinas e insumos estratégicos de saúde; Saúde Digital, para expansão da telessaúde, integração e análise de dados dos sistemas nacionais de saúde; Equidade em saúde; Mudanças Climáticas e Saúde.

Ainda estão previstas duas reuniões presenciais do GT de nível ministerial, antes da última reunião Cúpula do G20, em novembro, no Rio de Janeiro.

Ascom CNS, com MS

registrado em:
Fim do conteúdo da página