Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Mesa diretora do CNS se reúne com Adriano Massuda, novo secretário da Saes

4CNGTES ETAPAS Final 1

Início do conteúdo da página

Mesa diretora do CNS se reúne com Adriano Massuda, novo secretário da Saes

  • Publicado: Quinta, 28 de Março de 2024, 17h09
Novo secretário da Saes assimiu a pasta nesta semana
imagem sem descrição.

Nesta quinta (28/03), a mesa diretora do Conselho Nacional de Saúde se reuniu com Adriano Massuda, novo secretário de Atenção Especializada do Ministério da Saúde. A Saes é responsável pelas políticas de alta e média complexidade no SUS, pelo fortalecimento de diagnóstico e tratamento do câncer e por estratégias como o Programa Nacional de Redução de Filas. Também está vinculado à secretaria o Departamento de Gestão Hospitalar (DHG), responsável pela gestão dos Hospitais Federais.

Segundo Massuda, que assume a secretaria em substituição ao ex-secretário Helvécio Miranda, há um grande desafio colocado para a implementação de mudanças que já estão sendo construídas em benefício da população, em todo o país. “Também temos o desafio de enfrentar a crise instalada nos hospitais federais do Rio de Janeiro, com uma força-tarefa que envolve o governo estadual, municipal e atores políticos locais, para o acompanhamento do plano emergencial e para lidar com a dor aguda e um problema que é crônico”, afirma.

IMG_8220.jpg

Na ocasião, o presidente do CNS, Fernando Pigatto, reiterou a importância do Controle Social na Saúde e destacou o avanço das pautas de saúde mental como uma das prioridades do colegiado. “Durante a 5ª Conferência Nacional de Saúde Mental, a ministra anunciou a criação de um GT para o acompanhamento destas pautas e, para nós, é fundamental que isso seja instalado ainda em abril, visto que maio é o mês da conscientização da saúde mental e da luta antimanicomial, afirma Pigatto.

O encontro ocorreu em Brasília, durante o segundo dia de reunião da mesa diretora do CNS, que também discutiu, em outros momentos, a participação do Conselho na Assembleia Mundial da Saúde, a quarta edição do Participa +, projeto de formação para conselheiros (as) e lideranças sociais, e a proposta de diagnóstico de desinformação em saúde no SUS.

mesa-massuda.jpg

Ascom CNS

registrado em:
Fim do conteúdo da página