Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > CNS está participando do COE do Ministério da Saúde que gerencia situação sanitária no RS

4CNGTES ETAPAS Semlogos

Início do conteúdo da página

CNS está participando do COE do Ministério da Saúde que gerencia situação sanitária no RS

  • Publicado: Sexta, 10 de Maio de 2024, 17h52
imagem sem descrição.

CNS está participando do COE do Ministério da Saúde que gerencia situação sanitária no RS

O Conselho Nacional de Saúde (CNS) é uma das entidades que está participando do Centro de Operações de Emergência (COE) para Chuvas Intensas e Inundações na Região Sul. A iniciativa do Ministério da Saúde deve coordenar a resposta em saúde pública diante de emergências causadas por chuvas intensas, inundações e outros desastres associados na região sul do Brasil, e gerenciar a crise sanitária que assola o estado do Rio Grande do Sul desde 29 de abril.

Na manhã de sexta (10/05), o presidente do CNS, Fernando Pigatto, acompanhado do secretário-executivo adjunto do Conselho Gustavo Cabral, participaram de uma reunião do grupo em Brasília. Representantes de todas as secretarias e de departamentos do Ministério da Saúde, além de integrantes da Força Nacional do SUS, Anvisa, Fiocruz, Cosems Rio Grande do Sul, Conasems, Conass, Funasa e Opas/OMS também estiveram presentes.

COE MATERIA

O intuito da reunião foi apresentar as estratégias que cada departamento e instituição está executando nos territórios afetados pela inundação, em um esforço coletivo de alinhamento de ações que sejam eficientes para atender todas as inúmeras demandas sanitárias a que a população local está exposta.

Na ocasião, Pigatto abriu a reunião do COE reforçando que o Rio Grande do Sul é grato ao trabalho e à solidariedade de todas as equipes que estão atuando no estado. “Importante que a gente demonstre também para a sociedade brasileira essa conjunção de esforços que tem sido feito para minimizar o sofrimento, pois ele continua existindo, e atender as questões mais emergenciais, além do planejamento para a reconstrução do estado”, afirmou.

COE MATERIA1

No começo desta semana, Pigatto esteve no Rio Grande do Sul e sobrevoou algumas áreas afetadas, como o município de Canoas, por exemplo, além de visitar um dos Hospitais de Campanha na região. “O CNS fez também uma reunião com o Conselho Estadual de Saúde (CES RS). Quem coordena o processo junto ao COE local será a presidenta do conselho Inara Ruas, que assume este papel (do controle social) junto ao COE no território, enquanto o CNS acompanhará o COE Nacional, em Brasília”, explicou.

COE

O Centro de Operações de Emergências - COE para Chuvas Intensas e Inundações na Região Sul, instituído pela Portaria GM/MS Nº 3.697/2024, é uma iniciativa do Ministério da Saúde para coordenar a resposta em saúde pública diante de emergências causadas por chuvas intensas, inundações e outros desastres associados na região sul do Brasil.

Entre as competências do COE estão:

  • Planejar e coordenar as medidas durante a resposta às emergências;
  • Articular-se com gestores do SUS e órgãos do Poder Público;
  • Encaminhar relatórios técnicos à Ministra de Estado da Saúde;
  • Divulgar informações à população sobre a resposta e situação epidemiológica;
  • Propor o acionamento de equipes de saúde, devidamente justificado.

Acesse a página do COE e fique por dentro de todas as ações do Governo Federal para assistência à população gaúcha

Ascom/CNS

registrado em:
Fim do conteúdo da página