Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Rodas de Conversa do Projeto Participa+ estão com inscrições abertas

4CNGTES ETAPAS Semlogos

Início do conteúdo da página

Rodas de Conversa do Projeto Participa+ estão com inscrições abertas

  • Publicado: Quarta, 05 de Junho de 2024, 12h57
imagem sem descrição.

Serão 100 encontros virtuais ao longo do ano para discutir temáticas voltadas à saúde e à participação social

As Rodas de Conversa são uma prática pedagógica que tem como objetivo promover debates em torno de temáticas voltadas para a saúde, controle social, direitos humanos e demais assuntos relacionados ao bem-estar social. Promovidas pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS) e o Centro de Educação e Assessoramento Popular (Ceap), em parceria com a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), as Rodas de Conversa tiveram início em 2024 e foram ampliadas neste ano.

Ao todo devem ocorrer cerca de 100 Rodas de Conversa Temáticas, que integram o Projeto de Formação para o Controle Social no SUS, chamado de Participa+. De acordo com o educador popular Ésio Salvetti, as rodas proporcionam que, mesmo estando em diferentes locais do Brasil, os participantes possam fazer suas contribuições e discutir assuntos que são relevantes e pertinentes para as comunidades. “Os novos instrumentos digitais também têm capacidade de formação popular, claro que existem limites, pois não podemos pensar toda a educação popular por uma plataforma digital, mas é importante utilizar estes meios”, diz.

As Rodas de Conversa ocorrem de forma virtual e foram inspiradas nos Círculos de Cultura que, nas palavras de Paulo Freire, buscam construir conhecimento e engajamento coletivo por meio do diálogo. Dessa forma, os participantes que integram Conselhos de Saúde, movimentos sociais, lideranças de demais entidades e a população que utiliza o SUS, podem debater assuntos que busquem proporcionar melhores condições de vida às comunidades.

Temas que são relevantes

A conselheira de saúde, Elisângela Dias Fernandes, do município de Tacuru no Mato Grosso do Sul, conta que foi positiva a sua experiência como proponente de uma Roda de Conversa. “Foi a primeira vez que participei de uma roda de conversa virtual, mas com o apoio técnico do Ceap foi possível realizar e ela superou minhas expectativas, porque o número de pessoas inscritas foi bem maior do que eu imaginava”, contou.

Elisângela propôs discutir as dificuldades enfrentadas por mães e pais atípicos no acesso ao tratamento de seus filhos com Autismo e Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH). “Foi uma roda de acolhimento, de troca de experiências de tratamentos, direitos e das dificuldades. Conseguimos escutar algumas mães e acolher nesse ambiente virtual. Teve uma proporção muito grande, atingiu vários estados e todos puderam contribuir de alguma forma”, pontuou.

As temáticas discutidas nas Rodas de Conversa contribuem para compreensão e diálogo, e podem produzir frutos beneficiando a população. “A partir dos questionamentos e relatos, podemos elaborar políticas públicas de saúde para serem implementadas nos municípios, haja visto que não temos ainda, como no meu município, Tacuru, uma política neste sentido, então é necessário esse compartilhamento, colocar os conselheiros em contato com a população, isso é o controle social. Dizer que estamos juntos, que são passos pequenos, mas que estamos na busca por direitos e garantia de acesso a esses pacientes da melhor maneira possível”, finalizou.

050624 Rodas de Conversa 01 Financiamento de Conselhos 1

Participe

Para conhecer mais e participar basta acessar o site do Projeto Participa + e clicar em “Rodas de Conversa”. Ali você encontra os cards com as datas e assuntos das próximas Rodas de Conversa. Basta clicar no card de interesse e fazer a sua inscrição, tudo de forma gratuita. Os inscritos recebem uma mensagem pelo celular com as informações, horário e o link de acesso à plataforma Zoom. O tempo médio das Rodas de Conversa é de 1h30min a 2h.

Proponha temas

Qualquer pessoa pode propor temas para as Rodas de Conversa, encaminhando a sugestão pelo site. “A grande maioria de pessoas que propõem já conhecem o Projeto Participa+ mas qualquer pessoa pode propor assuntos. No site há um banner ‘Faça sua Proposição’, assim a pessoa preenche um formulário com a sugestão. Após, esse formulário é analisado e a gente entra em contato com o proponente”, explica Salvetti.

Após receber as propostas, a Coordenação do Projeto avalia a relevância e viabilidade do tema e entra em contato com o proponente para incluir a conversa no calendário oficial do projeto. A equipe do CEAP produz o card convidando para a Roda de Conversa e, caso seja necessário, também ajuda o proponente na divulgação da mesma. “O propositor é o primeiro responsável para que a Roda de Conversa aconteça, mas nós também podemos ajudar divulgando. Quem propor o tema pode ser responsável por aprofundá-lo ou pode indicar outra pessoa para ser responsável pelo aprofundamento e moderação do tema”, pontua.

050624 Rodas de Conversa 04 Participacao e Controle Social

Participa+

Em sua quarta edição, o Projeto Participa+ tem o objetivo de qualificar a ação de conselheiras e conselheiros de saúde e lideranças sociais através de processos formativos e do fortalecimento institucional de espaços de participação e controle social no SUS. Entre as atividades do projeto estão Rodas de Conversa Temáticas e Oficinas de Formação. Neste ano estão sendo oferecidas 82 oficinas, em todos os estados brasileiros, contemplando diferentes regiões do país. Para mais informações acesse o site www.participamais.ceap-rs.org.br.

Confira algumas temáticas de Rodas de Conversa que já aconteceram neste ano:

· Participação popular e controle social

· SUS: um crescer para viver

· RAG 2023 - Centro Oeste

· Legislação dos Conselhos de Saúde Municipal e Estadual

· Financiamento de Conselhos de Saúde a Atividades do Controle Social

· Orientação/acolhimento sobre autismo e TDAH para mães atípicas ou responsáveis

· Terapêutica de cuidado nos Terreiros do Brasil

· Observar e absorver - enxergar por trás do que é mostrado, porque o que é mostrado é mentira

· Políticas Inclusivas no SUS: realidade das famílias atípicas

· Impactos das mudanças climáticas sobre a saúde

Ascom Ceap

registrado em:
Fim do conteúdo da página