Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Participe da 1ª Mostra Comemorativa aos 20 anos da Política Nacional de Saúde Bucal – Brasil Sorridente

4CNGTES ETAPAS Final novo

Início do conteúdo da página

Participe da 1ª Mostra Comemorativa aos 20 anos da Política Nacional de Saúde Bucal – Brasil Sorridente

  • Publicado: Sexta, 07 de Junho de 2024, 15h21
imagem sem descrição.
O Ministério da Saúde, por meio da Coordenação Geral de Saúde Bucal (CGSB), e a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) irão promover a 1ª Mostra Comemorativa aos 20 anos da Política Nacional de Saúde Bucal – Brasil Sorridente, com a apresentação de experiências exitosas relacionadas a eixos estratégicos que qualificam a PNSB no âmbito assistencial, de gestão e educacional. O evento acontecerá dias 21 e 22 de novembro, em Brasília.
 
A Mostra será em formato presencial e será apoiada pela OPAS, na etapa de inscrição e seleção das experiências. Não será permitida apresentações em formato remoto. Os eixos temáticos serão apresentados a seguir, bem como as orientações para o envio dos relatos de experiência. A organização e o acompanhamento do evento ficarão sob a responsabilidade da Coordenação Geral de Saúde Bucal (CGSB), ligada ao Departamento de Estratégias e Políticas de Saúde Comunitária (Desco), da Secretaria de Atenção Primária à Saúde (Saps) do Ministério da Saúde, bem como da Opas.
 
No Brasil, as experiências das políticas públicas para o enfrentamento dos problemas ligados à boca tiveram início na primeira metade do século XX. Inicialmente, de caráter centralizado e verticalizado até que, em 2004, são lançadas as Diretrizes da Política Nacional de Saúde Bucal (PNSB), conhecida pelo nome fantasia de Brasil Sorridente, cuja proposta era ampliar o acesso de toda a população a ações estratégicas (visando à integralidade da atenção) como, por exemplo, a assistência à saúde bucal na atenção básica, por meio da inserção das equipes de saúde bucal (eSB) na Estratégia Saúde da Família (ESF). Esta política também permitiu a inclusão da assistência especializada odontológica (até então não existente), por meio dos Centros de Especialidades Odontológicas (CEO).
 
Em 2024, a PNSB comemora 20 anos de existência e traz consigo avanços fundamentais, como a garantia da saúde bucal como parte constitutiva do direito à saúde, graças à aprovação da Lei 14.572, de 8 de maio de 2023, além da expansão de serviços essenciais para garantia do cuidado integral à população, como: eSB na atenção básica, expansão de CEO, laboratórios regionais de prótese dentária (LRPD), serviço de especialidades em saúde bucal (SESB), unidades odontológicas móveis (UOM), dentre outras.
 
 
Fonte: APS Redes
 
 
registrado em:
Fim do conteúdo da página