Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Conselho Nacional de Saúde formula ações de apoio ao povo palestino

4CNGTES ETAPAS Final novo

Início do conteúdo da página

Conselho Nacional de Saúde formula ações de apoio ao povo palestino

  • Publicado: Quarta, 26 de Junho de 2024, 17h15
imagem sem descrição.

 Encontro com representante do Ministério da Saúde da Palestina amplia diálogo internacional da entidade

O Conselho Nacional de Saúde (CNS) recebeu nesta terça (25/06) uma comissão de representantes do estado da Palestina, liderada pela chefe do departamento de Saúde Mental do Ministério da Saúde do país, Samah Sadeq Jaber. O encontro contou com o presidente e secretária-executiva do CNS, que discutiram iniciativas de apoio ao povo palestino no âmbito da saúde pública e do cumprimento de tratados e acordos internacionais.

A autoridade palestina está no Brasil em função do 1º Congresso Brasileiro de Psicologia e Migração, e tem articulado com entidades e movimentos de saúde do país pela respeito aos direitos humanos e apoio ao povo palestino, frente aos ataques em curso no país. Samah também está lançado um livro de sua autoria sobre a saúde em meio ao genocídio em Gaza.

“É um momento muito delicado para o povo palestino, não só pelo genocídio mas seus três instrumentos prinicipais de fazer vítimas - bombardeios diretos, sendo estruturas de saúde alvos constantes, prisão de médicos e profissionais de saúde e a fome intencional”, afirmou. 

palestina.banner.jpg

A representante palestina está em diálogo no Brasil com representações de profissionais dispostos a ceder apoio humanitário, em uma rede de solidariedade mundial. Ela também chamou atenção para a necessidade de cumprimento de acordos internacionais existentes que versam sobre o respeito aos direitos humanos.

A vice-presidente do Conselho Federal de Psicologia, Alessandra Santos de Almeida, defendeu a necessidade de uma recomendação específica do CNS que verse sobre o respeito e cumprimento desses acordos.

A sugestão foi bem recebida pelo grupo, e complementada pelo presidente do CNS, Fernando Pigatto: “Essa é uma causa do CNS, e temos documentos que abordam a defesa do território e do povo palestino. É importante que as comissões do CNS se envolvam com o tema na elaboração dessa recomendação”. Pigatto também destacou o reconhecimento da Palestina como estado-membro feito pela 77ª Assembleia Mundial de Saúde, fato acompanhado pela delegação brasileira em Genebra.

palestina-pigatto.jpg

Também participaram da reunião a presidenta da União Brasileira de Mulheres, Vanja Andréa Santos, a secretária de juventude da Federação Árabe Palestina no Brasil, Maynara Nafe, e representantes da embaixada da Palestina no Brasil.

Uma minuta de recomendação deve ser elaborada pelas comissões do CNS para avaliação de conselheiras e conselheiras em plenário, durante a reunião a Reunião Ordinária do Conselho.

Ascom CNS
Foto de capa - Arhur Custódio

registrado em:
Fim do conteúdo da página