Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Nos 18 anos da Lei Maria da Penha, CNS debate os impactos da violação de direitos das mulheres no SUS

4CNGTES ETAPAS Semlogos

Início do conteúdo da página

Nos 18 anos da Lei Maria da Penha, CNS debate os impactos da violação de direitos das mulheres no SUS

  • Publicado: Segunda, 12 de Agosto de 2024, 16h49
357ª RO vai pautar violência doméstica e a nova Política Nacional de Práticas Corporais e Atividades Físicas
imagem sem descrição.

A 357ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Saúde (CNS) vai ampliar a discussão sobre os 18 anos da Lei Maria da Penha, partindo da perspectiva do controle social. A reunião será realizada nos dias 14 e 15 de agosto, em Brasília, a partir das 9h, e pode ser acompanhada ao vivo no Canal do YouTube do CNS.

Em abril deste ano foi sancionada a Lei n° 2.221/2023, que prevê a destinação de salas exclusivas de atendimento nos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) para mulheres vítimas de violência. Para além da implementação destes espaços, conselheiras e conselheiros nacionais de saúde também querem compreender como o SUS é impactado pela violação dos direitos das mulheres e quais outras ações de atenção e cuidado com este foco podem ser implementadas nos serviços de saúde.

O primeiro dia de RO trará ainda uma mesa para debater as linhas de cuidado para pessoas idosas em situações de acidentes e desastres na Atenção Básica. Também está prevista a participação da Secretaria de Atenção Primária à Saúde (SAPS/MS), para apresentação do relatório da Oficina de Cofinanciamento da APS.

Promoção da Saúde

Ainda dentro da 357ª RO do CNS, conselheiras e conselheiros de saúde poderão contribuir para a proposta de criação da Política Nacional de Práticas Corporais e Atividade Físicas (PNPCAF). O debate será realizado no segundo dia de reunião, no período da manhã.

A análise do 1º Relatório Quadrimestral de Prestação de Contas de 2024 (RQPC) do Ministério da Saúde, com recomendação de medidas corretivas será realizada pela Comissão Intersetorial de Orçamento e Financiamento (Cofin/CNS), a partir das 11h, também no dia 15 de agosto.

Acesse aqui a pauta preliminar da 357ª Reunião Ordinária do CNS.

registrado em:
Fim do conteúdo da página