Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Conselhos de saúde no Pará criam comissões para defender saúde dos(as) trabalhadores(as)

banner transição CNS

Início do conteúdo da página

Conselhos de saúde no Pará criam comissões para defender saúde dos(as) trabalhadores(as)

  • Publicado: Sexta, 04 de Maio de 2018, 08h40

Diversos conselheiros e conselheiras de saúde oriundos de dezoito municípios do Pará se reuniram em Santarém (PA) para consolidar a criação de Comissões Intersetoriais de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (Cistt). O evento ocorreu na última quinta (03/05), na Universidade Federal do Pará (Uepa), durante o 1º Encontro Regional dos Conselhos Municipais de Saúde, reunindo representantes do Baixo Amazonas e Tapajós.

O encontro foi realizado pela Cistt do Conselho Municipal de Saúde de Santarém, em parceria com o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) e Secretaria Municipal de Saúde de Santarém. Ao todo, 90 participantes participaram dos debates. O conselheiro nacional de saúde, Geordeci Menezes de Souza, representante da Central Única dos Trabalhadores (CUT), debateu sobre a Política de Saúde do(a) Trabalhadora e a importância do controle social na sua implementação.

Na abertura, foi apresentada uma homenagem à secretária-executiva do Conselho Nacional de Saúde (CNS), Neide Rodrigues, que faleceu dia 24 de março e esteve em Santarém dias antes de sua morte. O evento segue até amanhã, quando será pactuado entre os municípios presentes a criação das Cistt. A expectativa é que, até julho de 2018, cerca de dez comissões a mais estejam criadas na região.

Saiba mais

A Cistt é uma comissão do CNS que tem o objetivo de assessorar os conselhos de saúde na temática de saúde do trabalhador e da trabalhadora em todo o Brasil. Todos os conselhos municipais e estaduais precisam obrigatoriamente instalar suas comissões para que seja possível aprimorar as políticas do Sistema Único de Saúde (SUS) na área. Para criar uma Cisst no seu município, é necessário que o conselho local faça uma resolução, que deve ser publicada no diário oficial. A resolução deve ser assinada pelo presidente do conselho e pelo gestor local.

Ascom CNS

registrado em:
Fim do conteúdo da página