Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Compromisso com o SUS marca a posse da diretoria do Conass para a gestão 2024/2025

4CNGTES ETAPAS Final novo

Início do conteúdo da página

Compromisso com o SUS marca a posse da diretoria do Conass para a gestão 2024/2025

  • Publicado: Sexta, 26 de Abril de 2024, 10h05
Presidente do CNS celebrou o trabalho conjunto das entidades na cerimõnia
imagem sem descrição.

Reeleito por unanimidade pelos gestores estaduais de saúde, o presidente do Conass, Fábio Baccheretti, secretário de saúde de Minas Gerais, tomou posse, junto com os integrantes da Diretoria do Conselho para a gestão 2024/2025, em cerimônia realizada na noite desta quarta-feira (24), em Brasília. 

“É importante estar aqui, estou feliz. Quero destacar que a diretoria inteira foi reeleita. Todos nós fomos escolhidos pelos 26 estados e o Distrito Federal. Isso mostra que este grupo esteve unido, que foi feito um trabalho coletivo e bem feito”, disse Fábio, no início do seu discurso. 

Baccheretti agradeceu pelo apoio e confiança na sua escolha para representar todos os estados por mais um ano e destacou o início da sua gestão como presidente do Conselho, que, segundo ele, foi um grande aprendizado e aprimorou seu olhar em relação ao Sistema Único de Saúde (SUS). “Eu continuo com o compromisso com os meus colegas e com o sistema de saúde para enfrentar as pautas difíceis, buscar soluções para os problemas estruturais e transformar o SUS”, disse. 

53677377257_1d33482a50_c.jpg

Sobre sua relação com o Ministério da Saúde e com a Ministra da Saúde, Nísia Trindade, ele conceituou como cada vez mais mais respeitosa, amigável e valiosa. “Agradeço a ministra pelo trabalho, por entender a importância de estarmos do mesmo lado, mesmo sem concordar sempre. É visível como em sua liderança as secretarias do ministério têm mostrado que o SUS não é feito sozinho, mas sim, por um conjunto de lideranças”, ressaltou. 

Em relação ao Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), o presidente afirmou que é prazeroso trabalhar de forma conjunta, em busca de políticas públicas cada vez mais eficazes. “Agradeço ao Conasems por todos os alinhamentos em busca de um entendimento em comum, que é melhorar  o sistema de saúde. Sabemos que nos municípios é que faz toda diferença para que a saúde dos estados cresça”, afirmou. Ele destacou também a participação do Conselho Nacional de Saúde (CNS) no debate das políticas de saúde. “Agradeço ao CNS pelo controle social, esse trabalho nobre que faz toda diferença no sistema de saúde, que dentro da governança é o que faz a diferença para que os princípios sejam praticados”, falou. 

O presidente agradeceu também a Socorro Gross, representante da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS) no Brasil, pelo apoio nas diversas ações do Conass em prol da saúde. “A qualquer momento a OPAS se coloca à disposição, sempre muito proativa. Sem esse órgão não teríamos as políticas estruturantes, que fazem toda diferença nos estados”. 

Por fim, agradeceu ao Conass e a sua família. “O Conass tem uma capacidade técnica incrível, é imparcial, sempre buscando um sistema de saúde cada vez melhor. Sem esse corpo técnico e o secretário executivo do Conass, Jurandi Frutuoso, eu não conseguiria liderar ”, falou. Ao falar da sua família, Fábio se emocionou e destacou que não conseguiria ser secretário, plantonista, pai e filho sem eles. “Só consigo me dedicar a Minas, ao Conass, ser médico porque eu tenho um apoio familiar muito importante. A minha esposa que segura a barra lá em casa quando eu estou ausente. Meus pais criaram o que eu sou hoje e meus sogros dão suporte a minha mulher quando estou fora. Sem eles, não sou nada”, finalizou. 

O presidente do CNS, Fernando Pigatto, enalteceu a parceria entre os Conselhos que, em um trabalho conjunto tem levado o controle social a ser respeitado no cenário internacional, se consolidando cada vez mais também no Brasil. “A forma como conduzimos a 17 Conferência Nacional de Saúde, com os estados realizando as etapas estaduais mesmo diante das dificuldades impostas, fortalece ainda mais a nossa parceria e o nosso SUS. É responsabilidade de cada um de nós, gestores, profissionais de saúde e controle social, liderar o fortalecimento do nosso sistema, que é referência para o mundo”, disse.

53678703265_e7f4bbe400_c.jpg

Hisham Hamida, presidente do Conasems, desejou sorte à diretoria do Conass e colocou os Conselhos de Secretarias Municipais à disposição das secretarias estaduais de saúde, além de parabenizar a diretoria reeleita. “A gestão estadual tem um papel fundamental no fortalecimento da saúde pública brasileira e das relações bipartite e tripartite. Por isso, estamos à disposição dos secretários estaduais nessa relação de respeito e entendimento em busca de um SUS cada vez mais fortalecido”.

Já Rémy Trudel, ex-ministro da Saúde do Québec e presidente da Conferência Luso-Francófona da Saúde, disse que é um privilégio participar da cerimônia de posse da diretoria do Conass. “Estar aqui hoje ajuda a fortalecer e aprofundar os laços que unem Brasil e Quebec em questões relacionadas, acima de tudo, ao acesso aos cuidados de saúde nos nossos respectivos estados, ao longo de mais de 20 anos”, enfatizou.

A representante da OPAS, afirmou que a reeleição da diretoria contribui muito para a saúde do país. “Parabenizo pelo trabalho desenvolvido no Conass, é um trabalho que faz muita diferença para o sistema de saúde. Trabalhar para o SUS que é um exemplo para o mundo, o sistema que trabalha para todos é muito honroso”, destacou. Segundo ela, a OPAS tem crescido junto com o Conselho quando se trata de políticas de saúde pública. “A medida que vocês crescem, nós crescemos juntos. A instituição é muito relevante para o Brasil, ainda mais por ser um Conselho que discute ações que trazem mudanças para o cidadão brasileiro”, mencionou. 

Nisia Trindade, parabenizou o Fábio e a diretoria do Conass. “Agradeco pela amizade, acolhimento e parceria que tivemos ao longo do ano. Tivemos muitas pautas importantes, num país com um sistema universal de referência para o mundo. É uma grande satisfação estar aqui com os membros da equipe técnica que dia a dia dialogam com os secretários estaduais para dar conta dos grandes desafios da saúde”, afirmou. Para ela, é muito expressiva e afetiva a forma como ele se comporta. “Ver a diretoria se reelegendo sob a sua condução, Fábio, que faz um trabalho sério e com dedicação, só nos mostra que é possível enfrentar os desafios do sistema de saúde tendo como premissa ações conjuntas”, finalizou. 

A solenidade contou com a presença de autoridades e parlamentares, entre elas o presidente da Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados, deputado federal, Francisco de Assis (PT/PI). Ele, que já foi secretário estadual de saúde do Piauí, falou sobre as dificuldades que os gestores estaduais de saúde enfrentam no dia a dia da gestão. “Já estive desse lado e sei que esta missão não é fácil. Exige entrega e uma grande responsabilidade para que consigamos realmente alcançar os melhores resultados”, observou.

O presidente da Comissão disse ainda que a integração de todos os atores do SUS é fundamental para o avanço de pautas propositivas. “Essa capacidade de diálogo é muito importante naquilo que nos une. A Comissão de Saúde está aberta ao debate das pautas que ajudem a fortalecer o nosso Sistema Único de Saúde”, concluiu.

Diretoria Conass 2024-2025

Presidente

Fábio Baccheretti (MG)

Vice-Presidentes

Nordeste: Tânia Mara Coelho (CE)

Sudeste: Miguel Neto (ES)

Centro-Oeste: Lucilene Queiroz (DF)

Sul: Carmem Zanoto (SC)

Norte: Cecilia Smith Lorenzon (RR)

Conselho Fiscal

Titulares:

Tiago Fernandes (MA)

Silvana Vedovelli (AP)

Antonio Soares (PI)

Suplentes: 

Carlos Felinto (TO)

Jefferson Rocha (RO)

Gilberto Gomes (MT)

Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás)

Leonardo Vilela (Conass)

Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS)

Titular – Miguel Neto (ES)
Suplente – René Santos (Conass)

Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)
Titular –  Zilda Cavalcanti (PE)
Suplente – Lyane Ramalho (RN)

Secretário Executivo

Jurandi Frutuoso da Silva

——————————————–

Via Assessoria de Comunicação do Conass

registrado em:
Fim do conteúdo da página