Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Participe da Rede Colaborativa de Comunicadores para a 4ª Conferência Nacional de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde

4CNGTES ETAPAS Final novo

Início do conteúdo da página

Participe da Rede Colaborativa de Comunicadores para a 4ª Conferência Nacional de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde

  • Publicado: Quarta, 27 de Março de 2024, 14h15
imagem sem descrição.

O Conselho Nacional de Saúde (CNS) e a Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (Sgtes) do Ministério da Saúde abrem as inscrições para a cobertura colaborativa de comunicação das etapas municipais da 4ª Conferência Nacional de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (4ª CNGTES).

A 4ª CNGTES já está acontecendo em diversos municípios brasileiros. Se você é profissional de comunicação ou está interessado em colaborar com a produção de reportagens, vídeos, fotos, conteúdos para redes sociais e outros registros das atividades, basta preencher o formulário da Rede Colaborativa de Comunicadores da 4ª CNGTES, até 10 de abril.

O objetivo é fortalecer a cobertura das etapas preparatórias e potencializar a divulgação da 4ª CNGTES. Com o tema “Democracia, Trabalho e Educação na Saúde para o Desenvolvimento: Gente que faz o SUS acontecer”, a conferência é realizada sob um contexto histórico no Brasil, após uma série de ações que desrespeitaram os direitos trabalhistas e promoveram o enfraquecimento das ações de educação em Saúde.

Após 18 anos desde a terceira edição, em 2006, os encontros da 4ª CNGTES formularão propostas para aprimorar as condições de trabalho e vida no SUS, a formação dos futuros e atuais trabalhadores do sistema e, como decorrência, o atendimento à população.

Comunicação colaborativa

Tendo em vista o princípio de descentralização do SUS, foi composta e implementada a partir da 16ª Conferência Nacional de Saúde uma rede de comunicadores de atuação colaborativa para apoiar nas ações de comunicação de cunho local, em especial nas etapas preparatórias da Conferência. Em 2023, comunicadores de todo o Brasil se candidataram na chamada pública realizada pelo CNS para o processo de cobertura colaborativa da 17ª CNS, compondo um grupo voltado para acompanhamento das etapas municipais e estadual.

A rede buscou produzir comunicação pública a partir de vários contextos, com colaboradores de conselhos estaduais e municipais, representantes de entidades ligadas à saúde e comunicadores autônomos, compondo um grupo heterogêneo com representações de todas as regiões do país

A experiência de sucesso da comunicação colaborativa da 17ª CNS foi replicada na 5ª Conferência Nacional de Saúde Mental Domingos Sávio(5ªCNSM), trazendo novos elementos para um modelo de trabalho com profissionais com diversidade de formação e especialidades, que proporcionaram qualidade de conteúdo na cobertura e divulgação dessas conferências.

Em ambas ocasiões foi utilizada em especial a plataforma SUSConecta como centralizadora dos conteúdos produzidos de forma colaborativa. O espaço ampliou os canais de divulgação do CNS e das conferências, ao mesmo tempo que complementa o site institucional da entidade e sua cobertura das pautas políticas do SUS.

Rede de comunicadores da 4ª CNGTES

As inscrições devem ser feitas via formulário até o dia 10 de abril de 204.

Ajude a construir uma comunicação multimídia, plural, cooperativa e baseada na defesa da saúde como um direito. Para mais informações, entre em contato pelo whatsapp da Ascom CNS, (61) 99872-1367.

Participe da nossa Rede!


Para saber mais sobre a 4ª CNGTES acesse https://conselho.saude.gov.br/4-cngtes

Ascom CNS

registrado em:
Fim do conteúdo da página