Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 25 de outubro de 2012

 

Mestres dos risos

 

Há quase 130 anos, o 25 de outubro é celebrado como o dia do profissional da odontologia. A data de séculos passados faz referência ao decreto 9.311 assinado em 1884, que criou os primeiros cursos de graduação de odontologia do Brasil, localizados no Rio de Janeiro e na Bahia. Uma portaria do Conselho Federal de Odontologia (CFO) tornou a data oficial para a comemoração do Dia do Dentista no País.


De acordo com pesquisas relacionadas à área, a especialidade tem avançado muito nos últimos anos devido a incorporação de novas tecnologias. Hoje, alguns procedimentos se tornaram menos invasivos e oferecem mais conforto, menos dor e mais qualidade de vida ao paciente.


Dentro do Sistema Único de Saúde (SUS) a implementação de programas como o Brasil Sorridente, lançado em 2004 e a Política Nacional de Saúde Bucal (PNSB) bucal contribuem para melhorar o acesso e o atendimento da população. Dados apontam que 35% dos brasileiros possui alguma disfunção que necessita de tratamento ortodôntico. Outros avanços dizem respeito às novas opções de tratamento odontológico, como a ortodontia e o implante dentário, disponíveis nas unidades de saúde e nos centros especializados de saúde bucal, os chamados CEOs.


De acordo com a conselheira nacional de saúde, representante do Conselho Federal de Odontologia e coordenadora da Comissão Intersetorial de Saúde Bucal (CISB), Graciara Mattos, a odontologia nos últimos anos tem “fundamentado numa nova maneira de atuação sobre o processo saúde–doença, com ênfase na proteção e a promoção além do atendimento domiciliar, definindo área de abrangência, equipe multiprofissional, ação preventiva e de promoção da saúde a partir de prioridades epidemiológicas da área adstrita e PNSB”, informou.


Para a conselheira a participação da categoria dentro do Controle Social significa está presente em espaços importantes para o desenvolvimento da saúde bucal. Mattos cita como exemplo, a instituição do Programa Brasil Sorridente Indígena criado pela Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI) com forte apoio do Conselho Nacional de Saúde (CNS). “Está é a primeira política nacional elaborada especialmente para tratar da saúde bucal desses povos, executado pelo Distrito Sanitário Especial Indígena (Dseis)”, ressaltou.


Dia Nacional da Saúde Bucal


A saúde dos dentes não significa apenas um belo sorriso. Responsável por aguçar os sentidos do nosso paladar, a falta de cuidado e a higiene com a boca e com os dentes podem causar ou piorar problemas no coração, infecções respiratórias e até a osteoporose. Para nos lembrar da importância da saúde bucal o dia 25 e outubro foi consagrada como o Dia Nacional da Saúde Bucal.


Para garantir a atenção necessária à saúde bucal o governo federal vai investir, até 2014, R$ 3,6 bilhões no Programa Brasil Sorridente, que prevê tratamento odontológico gratuito dentro do SUS. Segundo o Ministério da Saúde quase 90% das cidades brasileiras contam com pelo menos uma das 21,7 mil equipes de dentistas e técnicos em saúde bucal. O atendimento, por meio do Brasil Sorridente, é feito em postos de saúde e também nos 181 consultórios móveis destinados a localidades mais carentes e difícil acesso. Segundo o governo, mais mil unidades devem ser entregues até o final de 2013. Dados indicam que em 2011, mais de 150 milhões de consultas odontológicas foram feitas no país.

 

 

Amplie seus conhecimentos - Saúde Bucal em análise

            Diante da necessidade de se aprofundar nos desafios propostos para a saúde bucal e de todos os profissionais envolvidos, apresentamos uma análise escrita pela conselheira nacional de saúde, Graciara Mattos exclusivamente para o site do CNS. Acesse aqui e saiba sobre os pontos colocados no Plano Nacional de Saúde (PNS), propostas aprovadas no âmbito da 14ª Conferência Nacional de Saúde na área de saúde bucal, bem como as principais reivindicações da categoria.

 

Voltar 
 

Equipe de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-3576/3179
Fax: (61) 3315-2414/3927
e-mail: cns@saude.gov.br
Site: www.conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I