Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 27 de abril de 2016

 

 

CNS participa de debate sobre tragédia da Samarco em Mariana

 

 

        Conselheiros nacionais de saúde participam, em Mariana (MG), do Seminário Nacional de Saúde e Segurança do Trabalhador e da Trabalhadora: Desafios e Perspectivas. Durante a abertura do evento, foram lembradas as 19 vítimas da tragédia da Samarco, que após rompimento de barragem despejou toneladas de dejetos de mineração no Rio Doce.

 

 

        A lama tóxica invadiu distritos, destruindo casas, sonhos e ceifando vidas. De acordo com o presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS), Ronald Santos, a escolha do local para lembrar o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças de Trabalho - a ser comemorado nesta quinta-feira (28) - não poderia ter sido melhor. "Foi nesta terra que o Brasil começou a lutar por sua independência. Aqui, foram criadas as primeiras escolas superiores do nosso país. A luta pelas vítimas da tragédia precisa ser constante e o Conselho luta ao lado dos trabalhadores pela justiça", afirma.

 

        Coordenador da Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora do CNS, o conselheiro Geordeci Souza diz que o seminário é sempre um momento de reflexão sobre as lutas e conquistas dos trabalhadores no que diz respeito aos trabalhadores. "Temos de avançar nas garantias trabalhistas, principalmente naqueles que dizem respeito à saúde dos trabalhadores", afirma.

 

        Além de visita ao distrito de Bento Rodrigues, ponto zero da tragédia, haverá debates sobre diversos temas nesta quarta-feira (27) e uma Audiência Pública da Assembleia Legislativa de MG no centro de Mariana para debater o cenário atual e o desenrolar da situação das famílias vítimas da Samarco.

 

        Participam do Seminário, além do CNS, a Central Única dos Trabalhadores (CUT), a Força Sindical, a União Geral dos Trabalhadores (UGT), a Nova Central dos Trabalhadores, sindicatos e entidades ligadas ao tema.

 

 

 

Ederson Marques
Assessoria do CNS

 

 

 

Voltar 
 

Equipe de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-3576/2560
Fax: (61) 3315-2414/3927
e-mail: cns@saude.gov.br
Site: www.conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I