Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 29 de abril de 2016

 

 

PEC 143 é criticada durante reunião de gestores da saúde

 

 


        A Comissão Intergestores Tripartite (CIT) criticou nesta quinta-feira (28.04) o texto da PEC 143/2015, em tramitação no Senado Federal. A proposta permite aos Estados, Distrito Federal e Municípios aplicarem em outras despesas parte dos recursos hoje vinculados a áreas específicas como saúde e educação.

 


Crédito foto: Alejandro Zambrana

 

        Durante reunião na sede da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), em Brasília, secretária de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde, Lenir Santos, avaliou de forma negativa o teor da matéria. “A PEC 143 é o começo de um fim para o financiamento do SUS [Sistema Único de Saúde]”, criticou.

 

        O subfinanciamento do SUS é uma preocupação constante do Conselho Nacional de Saúde (CNS) e demais órgãos representativos. O conselheiro Jurandir Frutuoso, que é secretário executivo do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), afirmou ser necessário um esforço conjunto dos organismos que compõe a Tripartite contra a aprovação da pauta. “Devemos construir um documento comum baseado na carta apresentada pelo CNS aos Senadores para nos posicionarmos contra esta PEC 143. Ela é um retrocesso para a saúde pública no país”, opinou.

 

        Ministro interino da Saúde, Agenor Álvares disse que o momento exige uma análise profunda sobre a gestão do SUS e seu financiamento. “Está na hora de avaliarmos profundamente a gestão do SUS, buscarmos em cada Estado e Município a aplicabilidade dos recursos. Temos de trazer o debate para a reorganização do SUS”, avaliou.

 

Conheça a CIT

 

        Composta em nível federal paritariamente por representantes do Ministério da Saúde, CNS, Conass e do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems). Na CIT, são definidas diretrizes, estratégias, programas, projetos e alocação de recursos do SUS.

 

 

Mariana Moura
Assessoria do CNS

 

Voltar 
 

Equipe de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-3576/2560
Fax: (61) 3315-2414/3927
e-mail: cns@saude.gov.br
Site: www.conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I