Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 5 de maio de 2016

 

 

CNS recebe coordenadora de Ética na Pesquisa da Organização Mundial de Saúde

 

 


        Troca de experiência entre padrões de ética na pesquisa. Esse foi o objetivo do encontro entre a coordenadora de Ética na Saúde Pública e na Pesquisa da Organização Mundial da Saúde (OMS), Albha Saxena e o presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS), Ronald Santos, que aconteceu nesta quarta-feira (04), em Brasília.

 

 


 

        De acordo com Ronald Santos, a visita da pesquisadora se dá em momento delicado, com uma grave crise democrática. Isso reforça o compromisso com a bioética que está totalmente ligado com os modos de outras sociedades. “Para nós significa um reforço importante para que o mundo conheça a experiência do Brasil no campo da ética na pesquisa”, afirma.

 

        Albha Saxena compartilhou a experiência da OMS sobre a ética na pesquisa que define a forma harmônica e com a segurança das pessoas. “Nós não aprovamos pesquisas e sim melhoramos eticamente os diversos serviços de saúde, além de aprimorar questões sobre a ética na saúde pública”, explica.

 

PLS 200

 

        O coordenador da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP), Jorge Venâncio, explicou os procedimentos realizados para a aprovação principalmente da pesquisa em seres humanos. Venâncio ressaltou, ainda, a tramitação do Projeto de Lei do Senado 200/2015, que trata das pesquisas clínicas em seres humanos por instituições públicas ou privadas e atualmente encontra-se na Comissão de Ciência e Tecnologia do Senado e está pronto para votação.

 

 

Mariana Moura
Assessoria do CNS

 

Voltar 
 

Equipe de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-3576/2560
Fax: (61) 3315-2414/3927
e-mail: cns@saude.gov.br
Site: www.conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I