Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 17 de junho de 2016

 

 

Na Bahia, presidente do CNS mostra preocupação com o SUS


        O desmonte do Sistema Único de Saúde (SUS) foi debatido nesta sexta-feira (17) na Assembleia Legislativa da Bahia. O presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS), Ronald Santos, mostrou-se preocupado com as medidas adotadas pelo governo interino e projetos em tramitação no Congresso Nacional que atentam contra uma saúde pública gratuita e universal.

 


 

        De acordo com Ronald Santos, a conjuntura política não favorece o fortalecimento do SUS. A PEC 143/2015 – que permite aos Estados, Distrito Federal e Municípios aplicarem em outras despesas parte dos recursos hoje vinculados a áreas específicas como saúde e educação – e a morosidade na apreciação da PEC 01/2015 – que eleva gasto mínimo da União em Saúde – foram citadas para mostrar o atual cenário.

 

        O presidente do CNS também chamou atenção para o afastamento da presidente Dilma Rousseff de forma arbitrária. “O principal tema da 15ª Conferência Nacional de Saúde foi a democracia: sem SUS não há democracia e sem democracia não tem SUS. O que tá ameaçado é o futuro do Brasil em 20 ou 30 anos. O combate é hoje, contra essa maioria reacionária que dominou o governo", enfatizou Ronald.

 

        O ex-ministro da Saúde, Arthur Chioro, também se mostrou preocupado com as medidas adotadas pelo governo interino. “Se continuarmos com essas resoluções atuais, teremos, em pouco tempo, a decretação da morte do SUS", sentenciou Chioro, ex-ministro no governo Dilma.

 

        A audiência que debateu o SUS contou, ainda, com as presenças dos deputados Marcelino Galo, Jorge Solla e Alice Portugal, além de profissionais da saúde e representantes de entidades de classe e de movimentos sociais.

 

 

 

Voltar 
 

Equipe de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-3576/2560
Fax: (61) 3315-2414/3927
e-mail: cns@saude.gov.br
Site: www.conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I