Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 25 de agosto de 2016

 

 

Plenária discute propostas que atentam contra o SUS no Congresso

 


        A garantia de um Sistema Único de Saúde (SUS) forte, universal, gratuito e de qualidade passa pelas propostas aprovadas no Congresso Nacional. E foi justamente sobre esse tema que o debate “Os fatores determinantes para a consolidação do SUS e do direito à saúde” norteou nesta quinta-feira (25) os trabalhos da Mesa 3 da 20ª Plenária Nacional de Conselhos de Saúde, Entidades e Movimentos Sociais e Populares.

 

 


 

        Consultor do Conselho Nacional de Saúde (CNS), Francisco Funcia expos as propostas defendidas pelo governo interino no Congresso que atentam contra o SUS. Ele detalhou cada uma delas como, por exemplo, a PEC 241/2016 que estipula teto para investimentos em saúde com a justificativa de promover controle das despesas públicas. “Importante ressaltar que ninguém é contra o controle de despesas públicas. Somos contra a ideia de que a única forma de realizar o ajuste fiscal seja congelando ações em saúde e educação”, disse.

 

        Sobre a PEC 241, Funcia ainda alertou para seu real impacto sobre a dinâmica da economia brasileira. De acordo com ele, engana-se quem pensa que a PEC 241 apenas congela os investimentos em saúde. “Na verdade, ela reduz consideravelmente esses investimentos, uma vez que o teto será estipulado por meio do IPCA. Além disso, a proposta não leva em conta o crescimento populacional previsto por estudos e a inflação real da saúde, sempre maior que a inflação oficial medida pelo IPCA”, afirmou.

 

Outras propostas

 

        Para alertar sobre o cenário atual, Funcia fez um resumo de propostas que já foram aprovadas e outras que estão em tramitação. Na noite desta quarta-feira (24), o Senado Federal aprovou a PEC 31/2016 que, além de promover a Desvinculação de Receitas da União (DRU), também criou a Desvinculação de Receitas dos Estados (DRE) e a Desvinculação de Receitas dos Municípios (DRM).

 

        Até mesmo o PLP 257/2016, que trata das dívidas dos Estados e do Distrito Federal com a União, pode prejudicar o financiamento do SUS. Segundo Funcia, o texto da matéria prevê congelamento de investimentos por parte dos Estados para que recebam ajuda do Governo Federal. “Isso vai refletir na parcela de investimentos a que os Estados precisam alocar no SUS”, alertou.

 

        Por fim, Funcia mencionou o Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO) 2017. Em análise na Câmara dos Deputados, esta matéria aglutinou mecanismos da PEC 241/2016 em seu texto. Com isso, o governo interino atua em duas frentes para aprovar o teto de investimentos em saúde e educação. “É o maior ameaça à saúde deste a Constituição Federal de 1988”, finalizou o consultor.

 

Voltar 
 

Equipe de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-3576/2560
Fax: (61) 3315-2414/3927
e-mail: cns@saude.gov.br
Site: www.conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I