Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 8 de setembro de 2016

 

 

Comissão de Saúde Suplementar do CNS avalia planos acessíveis de saúde

 


        A Comissão Intersetorial de Saúde Suplementar do Conselho Nacional de Saúde (CISS/CNS) realizou nesta quinta-feira (08) debate sobre os Planos Acessíveis de Saúde, proposto pelo ministro Ricardo Barros. No encontro, que ocorreu na sede do Ministério da Saúde, representantes das entidades manifestaram suas posições e pactuaram a posição do Conselho que, por meio da Resolução nº 534, é contrário à qualquer proposta de criação deste tipo de plano de saúde.

 

 


 

        A secretária-executiva do CNS, Neide Rodrigues, abriu a reunião e explicou a reformulação das Comissões que compõem o Conselho. "Passamos por uma mudança nas comissões para otimizar mais esse espaço importante de controle social, passamos de 26 para 18 comissões com a finalidade de subsidiar de forma mais concreta  as discussões do pleno", disse, mencionando a importância da manutenção da CISS no controle social da saúde.

 

        Já o coordenador da CISS, Adriano Félix, destacou a importância da regulamentação dos planos de saúde e a proposta apresentada pelo ministro, que não traduz as necessidades da população com relação à saúde pública. "Os mecanismo de regularidade do atendimento afeta diretamente a qualidade do serviço, principalmente com os usuários do SUS. O CNS tem a preocupação de não deixar que os usuários da saúde tenham os planos acessíveis como a única alternativa para tratar da sua saúde", disse.

 

        Por sua vez, o representante da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e integrante da CISS, Leopoldo Alves, declarou que a ANS não coordenará o grupo de trabalho sobre os planos acessíveis, deliberado pelo Ministério da Saúde. "Atualmente não há nada concreto com relação a esse grupo de trabalho. Existem muitos planos a baixo custo oferecidos para a população. Isso gera uma série de denúncias à Agência, principalmente, com relação à qualidade do serviço. Não sabemos se a proposta dos planos acessíveis seguirá essa mesma lógica", afirmou.

 

Posicionamento

 

        Para Adriano Félix, que representa a Associação Brasileira Superando o Lúpus no CNS, a CISS deve se posicionar sobre a proposta dos planos acessíveis de saúde por meio de uma declaração oficial. Segundo ele, todos os membros da comissão devem compactuar com a Resolução nº 534, que além de posicionar-se contra os planos, também se coloca contrário à PEC 241 e demais medidas que visem reduzir os investimentos públicos em saúde. O CNS também pede a imediata revogação da Portaria nº 1482/16, que instituiu o grupo de trabalho dos planos de saúde acessíveis.

 

        A ANS, por meio de seu representante, no entanto, preferiu não compor o documento por alegar ser necessária uma conversa ampliada com os membros da Agência e, assim, definir qual o posicionamento do órgão, vinculado ao Ministério da Saúde.

 

 

 

Por Mariana Moura
Assessoria CNS

 

Voltar 
 

Equipe de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-3576/2560
Fax: (61) 3315-2414/3927
e-mail: cns@saude.gov.br
Site: www.conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I