Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 3 de outubro de 2016

 

 

CNS realiza 286ª Reunião Ordinária com a presença do ministro da Saúde

 


        O Conselho Nacional de Saúde (CNS) vai realizar, a partir das 9h de quinta-feira (6/10), sua 286ª Reunião Ordinária. Na ocasião, os conselheiros receberão o ministro da Saúde, Ricardo Barros, que vai apresentar o balanço quadrimestral de sua gestão (de junho a setembro de 2016).

 

        Na parte da tarde, a partir de 14h30, a reunião será realizada no Plenário II do corredor das comissões do Anexo II da Câmara dos Deputados, onde os conselheiros do CNS e os integrantes da Frente Parlamentar em Defesa do SUS farão um ato contra a PEC 241, que desvincula receitas para a saúde e também estabelece limite de gastos para o setor. A PEC é vista como uma ameaça de agravamento do subfinanciamento crônico vivido pelo SUS ao longo dos anos.

 

        Além do balanço da gestão do Ministério da Saúde, a pauta de discussões da 286ª Reunião Ordinária inclui também temas como informação e informatização do SUS; o combate ao Aedes aegypti (dengue, zika vírus e chikungunya); relações de trabalho entre profissionais do SUS; orçamento e financiamento da saúde; a proteção à saúde como parte estruturante do SUS e a I Conferência de Vigilância em Saúde; formação profissional em saúde para o SUS: diretrizes curriculares nacionais. 

 

Na Câmara

 

        O ato na Câmara dos Deputados está previsto para começar às 14h30, no Plenário II do corredor das comissões do Anexo II da Casa. Estarão no local o presidente do CNS, Ronald Santos; o presidente da Frente Parlamentar em Defesa do SUS, deputado Odorico Monteiro (PROS-CE); o relator da PEC 241 na Comissão Especial da Câmara, deputado Darcísio Perondi (PMDB-RS), além outros parlamentares e convidados. A Reunião Ordinária do CNS termina na sexta-feira (7/10), na sede do órgão, em Brasília.

 

        Na Câmara dos Deputados, o ato é mais uma ação do Conselho Nacional de Saúde contra a PEC 241. Em 19 de agosto, o Plenário do CNS aprovou a Resolução n. 534, posicionando-se contra a PEC 241, considerada um grave golpe contra o SUS, pois com uma eventual aprovação da matéria a União, os estados e os municípios ficariam livres da obrigação constitucional de garantir percentuais mínimos de sua receita para a saúde.

 

 

 

Jorge Vasconcellos
Assessoria CNS

 

Voltar 
 

Equipe de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-3576/2560
Fax: (61) 3315-2414/3927
e-mail: cns@saude.gov.br
Site: www.conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I