Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 25 de janeiro de 2017

 

 

CNS e CNE discutem Diretrizes Curriculares de Cursos da Saúde

 


        O Conselho Nacional de Saúde (CNS) e o Conselho Nacional de Educação (CNE), reunidos nesta terça-feira (24), discutiram as Diretrizes Curriculares Nacionais de Cursos da Área da Saúde. O encontro tratou interlocução das políticas públicas de saúde e educação.


 

        Para o presidente do CNS, Ronald Santos, o momento é somar esforços para efetivar o controle social do SUS. “Construímos esse espaço de diálogo porque temos a necessidade de efetivar o papel do SUS em participar da ordenação dos recursos humanos para a saúde”, disse.

 

        De acordo com o presidente do CNE, Eduardo Deschamps, foi possível identificar pautas comuns entre os dois Conselhos. “Temos a análise das Diretrizes Curriculares que faremos junto ao Comitê de Educação Superior do Conselho. Vamos definir uma agenda entre os dois Ministérios”, afirmou.

 

        O presidente do CNE aproveitou a reunião para convidar o presidente do CNS para participar do Fórum Nacional de Educação, que ocorre anualmente. Para Ronald, o espaço irá oferecer mais um momento de diálogo entre as duas Pastas. ”Vamos contar com o CNE em nossa ação colaborativa, fortalecendo o amadurecimento das Associações de Ensino do Brasil, construindo uma agenda objetiva entre os dois conselhos”, disse.

 

Pautas comuns


        O CNS, por meio da Resolução nº 350/2005, deliberou um conjunto de critérios sobre a abertura de cursos na área da saúde. Essas normas alinham todo o processo deliberativo sobre o licenciamento desses cursos. Outra pauta importante é sobre a Resolução nº 515/2016, do CNS, que trata do posicionamento contrário do Pleno à autorização de todo e qualquer curso de graduação da área da saúde, ministrado na modalidade Educação a Distância (EaD). O presidente do CNE sugeriu um momento para aprofundar o debate sobre esse tema.

 

        Por sua vez, Ronald convidou o CNE para participar do Grupo de Trabalho que irá discutir as Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de graduação da área da saúde, voltadas para o fortalecimento dos princípios do SUS.


 

 

 

Mariana Moura
Assessoria CNS

 

Voltar 
 

Equipe de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-3576/2560
Fax: (61) 3315-2414/3927
e-mail: cns@saude.gov.br
Site: www.conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I