Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 30 de janeiro de 2017

 

 

DIA NACIONAL DA VISIBILIDADE TRANS

 

 

 

img

     A data (29 de janeiro) foi criada em 2004 com o lançamento da campanha TRAVESTI E RESPEITO com o apoio do Departamento Nacional de IST/hiv/aids e hepatites virais do Ministério da Saúde. Tendo com foco as (os) profissionais de saúde com orientações como atender as travestis e transexuais.

 

HOMENAGEM

 

     Janaína Dutra nasceu em Canindé, Ceará (1961-2004). Precursora sendo a primeira travesti nordestina a se formar em Direito, morreu em fevereiro de 2004 sem ter visto seu nome social na carteira da OAB. Na década de 80 a “Dama de Ferro” tornou-se militante dos direitos humanos, fundou a Associação de Travestis do Ceará (ATRAC), foi vice-presidente do Grupo de Resistência Asa Branca (GRAB), de Fortaleza, presidenta da Articulação Nacional de Transgêneros (ANTRA), Secretária suplente de Direitos Humanos da Associação Brasileira de Gays, Lésbicas e Travestis e membro do Conselho Nacional de Combate à Discriminação contra LGBT; colaborando para a criação do Programa Brasil sem Homofobia. Seu legado foi responsável por algumas conquistas pelo movimento Trans, como a inclusão do nome social no Cartão SUS e o processo transexualizador.

 

CONQUISTAS

 

     O uso nome social nos prontuários de saúde por travestis e transexuais é um direito assegurado pela Portaria nº 1.820 de 2009, em consonância com a Política Nacional de Saúde Integral de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais, com respeito à identidade de gênero e suas especificidades como preconiza a Carta de Usuários do SUS.

 

     Com vistas a implementar a política de promoção e defesa dos direitos humanos, o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, assegurou através da Portaria nº 233 de 18 de maio de 2010, aos servidores públicos, no âmbito da Administração Pública Federal direta, autárquica e fundacional, o uso do nome social adotado aquele pelo qual essas pessoas se identificam.

 

     A Presidência da República editou em 28/4/2016 um decreto que permite transexuais e travestis usarem seu nome social em todos os órgãos públicos, autarquias e empresas estatais federais. Esta medida vale para funcionários e também usuários dos serviços públicos federais.

 

NO SUS

 

     Desde 2008, o SUS oferece cirurgias de redesignação sexual, por meio da Portaria nº 457. O Ministério da Saúde ampliou a habilitação de quatro para nove centros que ofertam os procedimentos de terapia hormonal; consultas pré e pós-operatório (incluindo acompanhamento psicológico); e a própria cirurgia de redesignação sexual (mudança de sexo).

 

     Dos nove, cinco oferecem cirurgia de redesignação sexual. É importante destacar que os procedimentos podem ser realizados a partir de 18 anos, e as cirurgias, a partir de 21 anos, antes o paciente faz um acompanhamento de dois anos com equipe multidisciplinar.

 

     O SUS também realiza a histerectomia (retirada de útero e ovários), mastectomia (retirada das mamas), tireoplastia (cirurgia que permite a mudança no timbre da voz), plástica mamária e inclusão da prótese de silicone e outras cirurgias complementares.

 

CRESCIMENTO

 

     32% nos atendimentos ambulatoriais – de 3.388 atendimentos em 2015 para 4.467 em 2016. 48% nas cirurgias de mudança de sexo do masculino para o feminino de 23 em 2015 para 34 em 2016. 187% na terapia hormonal do processo transexualizador de 52 em 2015 para 149 em 2016.

 

CARACTERÍSTICAS

 

     Essa população tem dificuldade de se adequar à sociedade por não se identificar com o gênero com o qual nasceu. Isso gera transtornos de saúde que vão desde mutilação até suicídio.

 

ALERTA

 

     A população de pessoas trans critica a dificuldade de profissionais de saúde considerarem o nome social nas consultas e atendimentos de urgência/emergência. A Política Nacional de Saúde Integral da População LGBT, instituída pelo Ministério da Saúde em 2011, tem como meta estimular e orientar as demais políticas de saúde para o respeito às especificidades e necessidades da população LGBT dentro do Sistema Único de Saúde (SUS).

 

NOTIFICAÇÃO

 

     Um dos avanços de maior destaque foi à inclusão dos campos nome social, orientação sexual e identidade de gênero na Ficha de Notificação de Violência no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), o que auxilia a gestão com informações para qualificar o planejamento de ações para essa população em decorrência da violência motivada por LGBTfobia, também no SINAN.

 

#PorNenhumDireitoaMenos

Conselho Nacional de Saúde

Rede Nacional de Pessoas Trans – Rede Trans Brasil

Associação Brasileira de Gays, Lésbicas e Travestis – ABGLT

Articulação Brasileira de Gays – ARTGAY

 

 

Voltar 
 

Assessoria de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-2150/2151

Fax: (61) 3315-2414/2472
e-mail: comunicacns@saude.gov.br
Site: conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I