Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 16 de fevereiro de 2017

 

 

CNS cobra do Ministério da Saúde apresentação

da proposta dos planos de saúde populares

 

 

 

img

     O Conselho Nacional de Saúde (CNS) cobrou do Ministério da Saúde, nesta quinta-feira (16/2),  o resultado das discussões do grupo de trabalho encarregado pela Pasta de elaborar proposta de criação de planos de saúde populares – uma cesta de serviços que seriam cobrados da população. Foi durante a 290ª Reunião Ordinária do órgão, que contou com a presença do secretário de Atenção à Saúde (SAS) do Ministério da Saúde, Francisco de Assis Figueiredo.

 

     A cobrança ocorreu após explanação do secretário, que surpreendeu o plenário ao afirmar que não poderia se aprofundar no assunto por desconhecer detalhes da proposta do grupo de trabalho. Segundo o representante do ministério, o documento  foi encaminhado para análise jurídica da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Ele garantiu que atenderia o pleno do Conselho o mais rápido possível.

 

     Segundo o presidente do CNS, Ronald Santos, assim que o documento for recebido ele será encaminhado para análise inicial da Comissão Intersetorial de Saúde Suplementar (CISS). O resultado dessa análise será levado para discussão do plenário, que adotará providências em relação à matéria.

 

     Durante a reunião, a maioria dos conselheiros criticou que não cabe ao Ministério da Saúde, cuja atribuição é trabalhar pela melhoria dos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS),  propor a criação de um produto para favorecer as operadoras de planos de saúde. 

 

     Essa mesma crítica está formalizada na Resolução do Conselho n. 534/2016, que defendeu a revogação da  Portaria nº 1.482/16 do Ministério da Saúde, pela qual foi criado o grupo de trabalho dos planos de saúde populares.

 

     Outra crítica feita durante a reunião se refere ao fato de os planos de saúde, mesmo os mais caros, não prestarem um atendimento adequado aos seus usuários. Além disso, conselheiros destacaram que o público-alvo dos planos de saúde populares, ou seja, a população menos favorecida, não terá condições de pagar por atendimento médico. A melhor solução, segundo eles, é investir na melhoria dos serviços do SUS.

 

 

Jorge Vasconcellos

Assessoria CNS

 

Voltar 
 

Assessoria de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-2150/2151

Fax: (61) 3315-2414/2472
e-mail: comunicacns@saude.gov.br
Site: conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I