Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 23 de fevereiro de 2017

 

 

Presidente do CNS divulga conferências nacionais em reunião do Conares

 

 

     O presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS), Ronald Santos, divulgou na quarta-feira (22) as três conferências nacionais que o colegiado organiza para 2017. As informações foram apresentadas na reunião do Conselho Nacional de Representantes Estaduais de Saúde (Conares), realizada em Brasília.

 

 

     No primeiro semestre, entre os dias 18 e 20 de abril, o CNS realiza a 1ª Conferência Nacional Livre de Comunicação em Saúde. A ideia é debater com profissionais da mídia e o controle social a cobertura midiática do Sistema Único de Saúde (SUS) e a disputa do discurso sobre a saúde pública. Para o segundo semestre, estão agendadas a 2ª Conferência Nacional da Saúde das Mulheres e a 1ª Conferência Nacional de Vigilância em Saúde.


     De acordo com Ronald Santos, a conferência de comunicação servirá para dialogar com a sociedade a necessidade de se defender o SUS. “A saúde não pode ser vista como mercadoria. Ela é um direito garantido na Constituição. Um dos grandes gargalos que temos encontrado está na área de comunicação, pois a maior parte das reportagens denigre a imagem do SUS. Temos de começar a mostrar o quão importante esse sistema é para os brasileiros”, afirmou.


     Entre os dias 1º e 4 de agosto será a vez da 2ª Conferência Nacional de Saúde das Mulheres, com o tema central “Saúde das mulheres: Desafios para a integralidade com equidade”. Já a 1ª Conferência Nacional de Vigilância e Saúde será de 21 a 24 de novembro, com o objetivo de integrar os programas e ações das vigilâncias epidemiológica, sanitária, em saúde ambiental, do trabalhador e dos laboratórios de saúde pública, além de construir uma Política Nacional de Vigilância em Saúde.


     Durante a reunião em Brasília, Ronald solicitou, ainda, que o Conares se manifeste em relação aos cursos de graduação à distância na área de saúde. “O Conselho se posiciona contrário a esse processo de graduação exclusivo à distância por entender as características de formação de cada profissional de saúde”, explicou.

 

 

 

Viviane Claudino
Assessoria CNS

Voltar 
 

Assessoria de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-2150/2151

Fax: (61) 3315-2414/2472
e-mail: comunicacns@saude.gov.br
Site: conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I