Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 7 de abril de 2017

 

 

CNS aprova moção que reitera apoio à Lei Orgânica de Segurança Alimentar e Nutricional

 

 

     Por maioria dos votos, o Plenário do Conselho Nacional de Saúde (CNS) aprovou, na quinta-feira (6/4), durante a 292ª reunião ordinária, moção que reitera o apoio do órgão à Lei n.º 11.346/2016 (Lei Orgânica de Segurança Alimentar e Nutricional). A decisão plenária se dá no contexto dos episódios relacionados à Operação Carne Fraca, da Polícia Federal, que investiga frigoríficos suspeitos de irregularidades no cuidado com a carne vendida à população.

 

     A moção de apoio é a manifestação do Conselho pela necessidade de cumprimento da Lei n.º 11.346/2016, que criou o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN), com o objetivo de assegurar o direito humano à alimentação adequada. “A alimentação adequada é direito fundamental do ser humano, inerente à dignidade da pessoa humana e indispensável à realização dos direitos consagrados na Constituição Federal, devendo o poder público adotar as políticas e ações que se façam necessárias para promover e garantir a segurança alimentar e nutricional da população”, diz o artigo 2º da lei.

 

     O texto da moção de apoio foi elaborado por integrantes da Comissão Intersetorial de Alimentação e Nutrição (CIAN) do CNS. A operação da PF foi um dos temas da pauta da reunião da CIAN dos dias 26 e 27 de março. O texto da moção destaca que a operação da PF “traz à tona questões centrais sobre o funcionamento do atual sistema alimentar no Brasil, que precisa, forçosamente, ser repensado, tendo em vista estar voltado ao agronegócio, em associação às grandes empresas transnacionais de insumos e de alimentos e ao uso intensivo de agrotóxicos”.

 

     O documento acrescenta que, com essa conformação, o sistema alimentar brasileiro fica “insustentável, como mostram evidências científicas, nacionais e internacionais, denunciando os danos à saúde humana e animal e ao ambiente, daí resultantes”.

 

     Com a aprovação da moção, o Conselho Nacional de Saúde reafirma que a garantia da alimentação saudável só é possível a partir de uma nova forma de lidar com o campo, com respeito à biodiversidade, à ruralidade, às tradições, ao conhecimento popular e à cultura alimentar das diferentes regiões e dos diferentes povos que constituem a sociedade brasileira.

 

 

 

Assessoria CNS

Voltar 
 

Assessoria de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-2150/2151

Fax: (61) 3315-2414/2472
e-mail: comunicacns@saude.gov.br
Site: conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I