Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 20 de abril de 2017

 

 

MESA DEFENDE INCLUSÃO DO SUS NAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS

 

     A necessidade da inclusão do Sistema Único de Saúde (SUS) na formação escolar e universitária foi a constatação, na quarta-feira (20), de uma das mesas de discussão da 1ª Conferência Nacional Livre de Comunicação em Saúde (CNLCS), em Brasília. O evento teve como objetivo discutir estratégias de democratização do acesso a informações sobre o SUS.

 

 

     A mesa intitulada “O SUS na sala de aula” teve como mediadora a conselheira nacional de Saúde, Priscilla Viégas. As debatedoras foram a jornalista Renata Mielli, do Fórum Nacional para a Democratização da Comunicação (FNDC), e a historiadora e pedagoga Conceição Oliveira, assessora da Secretaria Nacional de Formação da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e também responsável pelo blog da Maria Frô.

 

     “Existem algumas iniciativas isoladas, mas levar o SUS para as salas de aula não é uma política de Estado”, afirmou Renata Mielli, ao defender a inclusão do ensino sobre o sistema público de saúde nas diretrizes curriculares nacionais. Segundo ela, esse desinteresse deve aumentar por conta do avanço de políticas neoliberais que priorizam a profissionalização em detrimento da formação cidadã.

 

     Conceição Oliveira, por sua vez, destacou que o desconhecimento sobre o amplo rol de ações e serviços do SUS está na origem da forma preconceituosa com que o sistema público de saúde é tratado pela mídia e pela própria população. “Ninguém defende o que não conhece”, disse.

 

     Após os debates, foi a vez do público participante se manifestar. As falas foram unânimes ao constatar o desinteresse do próprio Estado em levar para as escolas e universidades conhecimentos sobre o SUS e outras importantes políticas públicas.

 

 

 

 

 

Jorge Vasconcellos
Assessoria CNS

Voltar 
 

Assessoria de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-2150/2151

Fax: (61) 3315-2414/2472
e-mail: comunicacns@saude.gov.br
Site: conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I