Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
img Conferências
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 4 de maio de 2017

 

 

O papel das representações sociais esteve em análise durante congresso brasileiro

 

     O papel e a representatividade dos movimentos sociais, dos partidos políticos e das instituições que atuam na defesa da democracia foram debatidos durante o 3º Congresso Brasileiro de Política, Planejamento e Gestão em Saúde, em Natal. O assunto foi tema da mesa “Crise da Política e da democracia representativa no Brasil: o papel dos movimentos sociais, dos partidos políticos e das instituições estatais na garantia dos direitos sociais e do direito à saúde”, na quarta-feira (3).

 

 

     Para o presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS), Ronald Santos, há questões centrais e urgentes que necessitam ser refletidas na atual conjuntura. “Existe uma crise no processo civilizatório, no Brasil e no mundo, e é preciso repensar algumas saídas aos ataques que estamos sofrendo. Qual é de fato o papel de cada uma das instituições?”, questiona Ronald, ao apresentar alternativas de enfrentamento que o momento atual exige. “É preciso discutir uma articulação entre as diferentes instituições do estado brasileiro, para defender os direitos sociais como um todo”.

 

     Segundo a professora da Universidade de São Paulo, Amélia Cohm, é preciso entender a crise da democracia no país e do papel do Estado. “O que estão implantando na sociedade é que é mais assustador para os sujeitos sociais a insegurança da ausência de contratos e da impossibilidade de riqueza, do que as incertezas dos destinos do país”, afirma.

 

     A mesa temática contou com a participação do conselheiro nacional e representante do Movimento POP Rua, José Vanilson Torres, que apresentou as angústias e as dificuldades ao direito à saúde das pessoas que vivem em situação de rua. “Nós somos a população dita vulnerável, mas nós não somos vulneráveis, nós ‘estamos’ em situação de vulnerabilidade social”, afirma José Vanilson ao descer do palco para falar com o público “de igual para igual”. “Ocupamos hoje uma cadeira de titularidade no maior órgão de controle social, que é o Conselho Nacional de Saúde. Temos voz”, concluiu.

 

     A plateia ainda fez considerações importantes e parabenizou a organização do evento pela diversidade na composição da mesa.

 

 

 

Viviane Claudino
Assessoria do CNS

Voltar 
 

Assessoria de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-2150/2151

Fax: (61) 3315-2414/2472
e-mail: comunicacns@saude.gov.br
Site: conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I