Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
img Conferências
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 9 de maio de 2017

 

 

CNS recebe apoio de instituições de ensino superior em favor da CONEP

 

     O Conselho Nacional de Saúde (CNS) recebeu o apoio da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (ANDIFES) para rejeição ao Projeto de Lei do Senado 200/2015, que hoje tramita com o número 7082/2017. O PL é de autoria da senadora Ana Amélia (PP-RS) e propõe a extinção da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP), vinculada ao CNS, além de prever que um novo órgão seja criado na estrutura da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos (SCTIE) do Ministério da Saúde.

 

 

     Caso seja aprovado, o projeto extinguirá o atual sistema nacional de análise ética, colocando em risco os direitos dos participantes da pesquisa conquistados nas duas últimas décadas e retirando dos brasileiros o controle social das pesquisas realizadas no país.

 

     Entre outras alterações, o PL também permite que o patrocinador cancele o fornecimento do medicamento ao participante da pesquisa quando ele estiver disponível no Sistema Único de Saúde (SUS). De acordo com as normas atuais, os participantes de pesquisa que se beneficiaram de um novo medicamento em um estudo devem ter assegurado, pelo patrocinador, o fornecimento desse medicamento de forma gratuita, pelo tempo que for necessário.

 

     O encontro entre o CNS e a ANDIFES ocorreu durante o 3º Congresso Brasileiro de Política, Planejamento e Gestão, realizado em Natal (RN). A reunião teve a participação do presidente do CNS, Ronald dos Santos, e da reitora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Ângela Maria Paiva Cruz, que também preside a ANDIFES. Também estiveram presentes o conselheiro nacional e coordenador da CONEP, Jorge Alves de Almeida Venâncio, e a conselheira de saúde e coordenadora adjunta da comissão, Francisca Valda da Silva.

 

     Os próximos passos para intensificar a rejeição ao projeto incluem a organização de uma agenda com a Comissão de Ciência e Tecnologia da Andifes e o Colégio de Pró-Reitores de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (COPROPI).

 

 

 

 

Assessoria de Comunicação CNS

 

 

Voltar 
 

Assessoria de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-2150/2151

Fax: (61) 3315-2414/2472
e-mail: comunicacns@saude.gov.br
Site: conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I