Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
img Conferências
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 09 de junho de 2017

 

 

Conselho reitera posicionamento contrário à Educação à Distância para Enfermagem

 

 

 

img

     O Conselho Nacional de Saúde (CNS) reforçou o posicionamento contrário à realização de cursos de graduação, na área de saúde, na modalidade Educação à Distância (EaD).

 

     O assunto foi discutido em audiência pública no Senado Federal, na quinta-feira, 1º de junho, que abordou exclusivamente o curso de Enfermagem.

 

     O colegiado defende que as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) sejam objeto de ampla discussão, com a participação de diferentes segmentos, a fim de evitar prejuízos que tal modalidade possa oferecer à qualidade da formação de seus profissionais.

 

     Para isso, o plenário do CNS aprovou, em novembro de 2016, a Resolução nº 515, contra a autorização de todo e qualquer curso de graduação da área da saúde, ministrado totalmente à distância. O documento abrange os 14 cursos profissionais de nível superior da área de saúde reconhecidos pelo CNS, sendo: assistentes sociais, biólogos, biomédicos, profissionais de educação física, enfermeiros, farmacêuticos, fisioterapeutas; fonoaudiólogos, médicos, médicos veterinários, nutricionistas, odontólogos, psicólogos e terapeutas ocupacionais.

 

     “Não somos totalmente contra o ensino à distância, até porque hoje já há a possibilidade dos cursos terem até 20% da grade curricular EaD”, avalia a conselheira nacional Francisca Rêgo. “Mas é preciso um olhar diferenciado para a área de saúde. Estamos abertos ao diálogo e vamos abrir uma agenda com o Conselho Nacional de Educação para um discutir o tema”, conclui.

 

     A audiência foi promovida pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte e contou com a participação de representantes do Conselho Federal de Enfermagem, da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Saúde e da Federação Nacional dos Enfermeiros. Estas entidades também já assumiram publicamente posição contrária à graduação de enfermeiros por meio de cursos à distância e defendem uma fiscalização mais efetiva das instituições de ensino que oferecem essa modalidade.

 

Viviane Claudino
Assessoria CNS
Crédito da foto: Agência Senado

 

Voltar 
 

Assessoria de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-2150/2151

Fax: (61) 3315-2414/2472
e-mail: comunicacns@saude.gov.br
Site: conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I