Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
img Conferências
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 3 de julho de 2017

 

 

CNS passará a integrar a Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde

 

          O Conselho Nacional de Saúde (CNS) passará a integrar a Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde (CNRMS), do Ministério da Educação (MEC), que regula a oferta de novos Programas desta importante modalidade de pós-graduação lato sensu para a formação de novos trabalhadores para o Sistema Único de Saúde (SUS), a partir das necessidades da população.

 

 

           A informação partiu do secretário de Educação Superior do MEC, Paulo Barone, que esteve reunido com o presidente do CNS, Ronald dos Santos, no último dia 29. Também participaram da reunião o diretor de Desenvolvimento da Educação em Saúde do MEC, Silvio J. Cecchi, que representa o órgão na Comissão Intersetorial de Recursos Humanos e Relações de Trabalho (CIRHRT) do CNS, o coordenador da CIRHRT, Gerdo Faria, e as assessoras da comissão,  Mirian B. Falkenberg e Teresa M. Passarella.


           Na reunião, foram discutidas questões relacionadas à atribuição constitucional do SUS na ordenação da formação de seus trabalhadores, como a análise, pelo CNS, de processos de abertura, reconhecimento e renovação de reconhecimento de cursos de graduação da área da saúde; a relevância social desses cursos; a necessária integração Ensino-Serviço-Gestão-Comunidade; e a importância de que a formação dos trabalhadores leve em conta as necessidades sociais em saúde.


           Os representantes do MEC informaram que a Portaria que nomeia os membros da CNRMS já saiu da CONJUR/MEC e se encontra na diretoria de Desenvolvimento da Educação em Saúde/MEC, tendo sido ampliada, com a inclusão de representação do CNS. A expectativa é que ela seja publicada em breve, com posterior convocação de plenária dessa comissão.


           A informação vem ao encontro da Recomendação CNS nº 25, de 9 de junho de 2017, que recomendava à SESu/MEC a convocação imediata de reunião da CNRMS, tendo em vista a relevância das Residências em Saúde na formação de trabalhadores e no fortalecimento do SUS.

 

 

 

Assessoria CNS

Voltar 
 

Assessoria de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-2150/2151

Fax: (61) 3315-2414/2472
e-mail: comunicacns@saude.gov.br
Site: conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I