Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
img Conferências
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 12 de junho de 2018

 

 

CNS se posiciona contrário a exame de proficiência na área da saúde

 

 

 

img

     Conselheiros nacionais de saúde aprovaram, na última quinta-feira (07/06), o parecer técnico contrário ao exame nacional de proficiência como requisito obrigatório para o exercício legal das profissões da área da saúde de nível superior.

 

     O CNS acredita que a mudança proposta pelas entidades profissionais está ligada ao lobby de empresas de ensino, que devem vender cursinhos preparatórios aos recém-graduados. Atualmente, o exame de proficiência é limitado somente ao campo de Direito, conhecido como “exame da ordem”. Porém, algumas entidades e associações dos setores da saúde e educação têm proposto, ao longo dos últimos anos, a obrigatoriedade de realização do exame como exigência para exercer a profissão. A justificativa seria garantir a boa formação dos profissionais da área da saúde no Brasil, sob o argumento de que a proliferação de cursos superiores de qualidade questionável tem colocado no mercado profissionais com má formação.

 

     “Não é verdade que a prova vai assegurar competência do estudante, ela vai assegurar a competência dos empresários da medicina, porque essa é uma questão claramente mercadológica”, avalia o conselheiro nacional de saúde e representante do Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (Cebes), Heleno Rodrigues Correa Filho. “O exame é proposto por pessoas ligadas a cursinhos preparatórios e escolas privadas, que fizeram lobby junto ao Ministério da Educação (MEC) e conselhos de educação.

 

     A ideia é estabelecer um mecanismo de corrupção na venda de questões e perguntas, prejudicando principalmente alunos que vêm de escolas pouco qualificadas”, denuncia Heleno. Para o CNS, a qualidade da formação deve depender de aspectos relacionados à gestão, aos projetos pedagógicos dos cursos, à infraestrutura de ensino e ao corpo docente, abrangendo, além dos estudantes, as instituições de ensino e os cursos de graduação, de forma complementar e articulada. Dessa forma, os conselheiros acreditam que é preciso assegurar o processo de avaliação seriada, que considera as instituições de educação superior, os cursos e o desempenho dos estudantes, que não pode ser fundamentado apenas em uma única avaliação ao final de sua graduação.

 

     “Em vez de fazer uma única avaliação do estudante você deve fazer a avaliação por amostragem das faculdades nos 2º, 4º e 6º anos. Se a instituição apresentar notas baixas, recomenda-se que ela mude a estratégia de ensino e se aprimore”, avalia Heleno. O Conselho também se posicionou contrário ao Projeto de Lei do Senado nº 165/2017, de autoria do senador Pedro Chaves (PSC/MS), que altera a lei dos Conselhos de Medicina para instituir o exame de proficiência para alunos dessa área.

 

     O PLS também recebeu posicionamento contrário da Associação Brasileira de Educação Médica (Abem).


Foto: Agência Brasil

 

Ascom CNS

 

 

Voltar 
 

Assessoria de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-2150/2151

Fax: (61) 3315-2414/2472
e-mail: comunicacns@saude.gov.br
Site: conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I