Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > CNS e Fiocruz se reúnem para definir estratégias de enfrentamento ao Novo Coronavírus

4CNGTES ETAPAS Final novo

Início do conteúdo da página

CNS e Fiocruz se reúnem para definir estratégias de enfrentamento ao Novo Coronavírus

A Fiocruz iniciou a produção de kits para diagnóstico laboratorial do Covid-19, destinados a atender a rede de laboratórios públicos de todo o país

  • Publicado: Quinta, 12 de Março de 2020, 16h58
imagem sem descrição.

O presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS), Fernando Pigatto reuniu-se nesta quinta-feira (12/03) com a presidenta da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Nísia Trindade para promover ações conjuntas e definir estratégias de enfrentamento ao Novo Coronavírus (Covid-19). O encontro foi realizado na sede da Fiocruz, no Rio de Janeiro, onde também está localizado o Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos).

A Fiocruz iniciou a produção de kits para diagnóstico laboratorial do Covid-19, destinados a atender a rede de laboratórios públicos de todo o país. A Fundação atuará no processo de descentralização e expansão da capacidade laboratorial para realização dos testes moleculares, o que inclui não apenas o desenvolvimento e a produção, mas também a capacitação de laboratórios públicos presentes em diversos estados (Lacens) para a sua realização.

Para a presidenta da Fiocruz, o momento exige cautela e a transparência nas informações, assim como o fortalecimento da capacidade científica e da atenção em saúde, serão determinantes para que a sociedade brasileira enfrente o problema. “Para tanto, o Conselho Nacional de Saúde e os conselhos estaduais e locais cumprem um importante papel”, enfatiza Nísia.

Pigatto destaca a importância da Fiocruz e destas ações conjuntas, e informa que o CNS realizará diferentes atividades junto aos conselhos estaduais e municipais de saúde com foco principal ao enfrentamento da pandemia. “O momento exige uma ação imediata para a defesa do Sistema Único de Saúde e pelo fortalecimento da Atenção Básica”, afirma Pigatto. “Também vamos elaborar um projeto para a formação de conselheiros e conselheiras em todo o Brasil, sobre o enfrentamento ao Novo Coronavírus. A ideia é que a capacitação seja virtual e realizada o mais rápido possível”, afirma

Também participaram da reunião o chefe de gabinete da presidência da Fiocruz, Valcler Rangel e o secretário-executivo do CNS, Marco Aurélio Pereira.

Mais investimentos para o SUS

Entre as ações realizadas pelo CNS está a campanha pela revogação imediata da Emenda Constitucional (EC) 95, que em 2016 congelou os investimentos em saúde por vinte anos e prejudicou o combate ao Novo Coronavírus. Até agora, de acordo com estudo da Comissão de Orçamento e Financiamento (Cofin) do CNS, o prejuízo ao SUS já chega a R$ 20 bilhões.

Assine o abaixo assinado pela revogação da EC 95

Ascom CNS com informações da Fiocruz

registrado em:
Fim do conteúdo da página