Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Fila única de leitos pauta encontro online do CNS, nesta quarta, 20

4CNGTES ETAPAS Final novo

Início do conteúdo da página

Fila única de leitos pauta encontro online do CNS, nesta quarta, 20

  • Publicado: Quinta, 14 de Maio de 2020, 17h43
imagem sem descrição.

O tema será debatido com o médico sanitarista, ex-presidente Anvisa, Gonzalo Vecina, e com a médica sanitarista e professora da UFRJ, Ligia Bahia

No cenário emergencial provocado pelo Novo Coronavírus, uma das principais pautas do Conselho Nacional de Saúde (CNS) é regulação única de leitos públicos e privados nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI). O objetivo é garantir que, durante a pandemia, a prioridade no atendimento seja de qualquer doente por Covid-19, tenha ele/ela plano de Saúde ou não. Para dialogar com a sociedade sobre esse assunto, o Conselho realizará na próxima quarta-feira (20/05), às 17h, um encontro online transmitido pelo youtube e pelo facebook

O encontro será a segunda edição da reunião aberta e ampliada do Comitê para Enfrentamento à Covid-19 CNS. Para a atividade, foram convidados o médico sanitarista, ex-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Gonzalo Vecina, e a médica sanitarista e professora da  Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Ligia Bahia. Os participantes vão falar sobre a importância da fila única de leitos das Unidades de Terapia Intensiva (UTI) para salvar vidas. A conversa será mediada pela conselheira nacional de saúde pela Associação Brasileira dos Terapeutas Ocupacionais (Abrato) e integrante da Mesa Diretora do CNS, Priscilla Viégas.

Em abril, o CNS recomendou ao Ministério da Saúde e às Secretarias Municipais e Estaduais de Saúde, que atendam ao princípio da fila única diante da pandemia da Covid-19. Com o objetivo de que as pastas insiram recursos, favorecendo a contratação de leitos privados de UTI para uso do Sistema Único de Saúde (SUS). O documento utiliza como justificativa a Lei nº 13.979/2020, que autoriza formas de requisição pública de bens e serviços para enfrentamento à pandemia.

Comitê para Acompanhamento da Covid-19

Para monitorar com celeridade os assuntos relacionados ao Novo Coronavírus e reforçar o trabalho da mesa diretora, o CNS instalou, em março de 2020, um Comitê para Acompanhamento da Covid-19. Desde então, o colegiado realiza reuniões periódicas online para avaliar e deliberar ações neste período de combate à pandemia. Fazem parte, a mesa diretora do Conselho, a Secretaria Executiva, a Assessoria de Comunicação, as coordenações dos Fóruns de Trabalhadoras e Trabalhadores em Saúde (Fentas), o Fórum de Usuárias e Usuários do SUS (ForSus), além de representações da gestão e prestadores de serviço. 

Mais informações

O quê? Encontro online do Comitê para Acompanhamento da Covid-19 do CNS

Quando? quarta-feira (20/05), às 17h

Onde? Canais do CNS no youtube e facebook

Como? acessar os canais no dia e horário marcado

 

Ascom CNS

registrado em:
Fim do conteúdo da página