Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Atenção Básica no combate à Covid-19 será tema de live do CNS nesta quarta, 1º

4CNGTES ETAPAS Final novo

Início do conteúdo da página

Atenção Básica no combate à Covid-19 será tema de live do CNS nesta quarta, 1º

  • Publicado: Segunda, 29 de Junho de 2020, 14h00
imagem sem descrição.

A atividade terá transmissão ao vivo pelas redes sociais do Conselho Nacional de Saúde

Porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS), a Atenção Básica tem um papel estratégico no enfrentamento à pandemia da Covid-19. Isso porque, com uma Atenção Básica fortalecida é possível evitar o agravamento de doenças, diminuindo as internações. Com esta perspectiva, o Conselho Nacional de Saúde (CNS) vai realizar na quarta (01/07), às 18h, um encontro online transmitido pelo youtube e pelo facebook.

 

A atividade ocorre no âmbito da reunião aberta e ampliada do Comitê para Enfrentamento à Covid-19 do CNS e é a 7ª edição transmitida ao vivo. Para falar sobre o tema, foram convidadas a enfermeira da prefeitura de Mossoró (RN), educadora popular e coordenadora do Instituto de Ensino, Pesquisa e Extensão do Hospital Maternidade Almeida Castro (Iepe/HMAC), Lorrainy Solano; e a médica sanitarista, educadora popular, pesquisadora da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz/PE) e professora da Universidade Estadual de Pernambuco (UPE), Paulette Cavalcanti. O encontro será mediado pela conselheira nacional de Saúde pela Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE), integrante da Câmara Técnica da Atenção Básica (CTAB) e presidenta do Sindicato dos Enfermeiros do Estado de Sergipe (Seese), Shirley Morales. 

Também participarão da atividade, questionando os convidados sobre o tema, a secretária de Saúde de Ubiratã (PR) e vice-presidenta do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), Cristiane Pantaleão, representando do segmento de gestores(as)prestadores(as); o o representante da Federação Nacional Associações Diabéticos (Fenad), Luiz Medeiros, pelo o segmento de usuários(as); e a conselheira nacional de saúde pela Associação Brasileira Rede Unida, Sueli Barrios, representando o segmento de trabalhadores/as.

Contexto

De acordo com análises e relatos de conselheiros e conselheiras, a Atenção Básica, apesar de sua potencialidade e capilaridade, restringiu sua atuação, na maioria dos municípios. Parte dos trabalhadores sentiu-se amedrontada, desorientada e, de certa forma,  desvalorizada por não ter sido incluída na organização dos processos de construção de redes de cuidados, capazes de minimizar os efeitos da pandemia.  

Já a população, diante do avanço do vírus e da comprovação dos riscos agravados para as pessoas que possuem comorbidades, tem interrompido seus processos de cuidado, sentindo-se insegura, deixando de buscar atendimento nas unidades de saúde e carente de informações sobre como proceder.

Mais informações

O quê? Encontro online do Comitê para Acompanhamento da Covid-19 do CNS

Quando? quarta-feira (01/07), às 18h

Onde? Canais do CNS no youtube e facebook

Como? acessar os canais no dia e horário marcado

Informações para imprensa:

Jornalista Laura Fernandes – 61 99671-1485

 

Ascom CNS

Foto: Claudio Neves

registrado em:
Fim do conteúdo da página