Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Instituições pressionam Congresso pela aprovação de PL que visa suspender patentes em contexto de pandemia

4CNGTES ETAPAS Final novo

Início do conteúdo da página

Instituições pressionam Congresso pela aprovação de PL que visa suspender patentes em contexto de pandemia

  • Publicado: Quinta, 08 de Outubro de 2020, 19h01
imagem sem descrição.

Contra monopólios, CNS apoia campanha pela ampliação nacional da capacidade produtiva de medicamentos, tecnologias e vacinas em meio à pandemia de Covid-19

O Conselho Nacional de Saúde (CNS) está apoiando a campanha “Vacina Para Todos”, que pressiona que deputados e senadores aprovem o PL 1462, que tramita no Congresso Nacional. O projeto de lei quer suspender o efeito de patentes para toda tecnologia, insumos e tratamentos contra a Covid-19 e eventuais novas pandemias. Qualquer pessoa pode apoiar e pressionar parlamentares por meio de assinatura digital.

Laboratórios particulares do mundo inteiro iniciaram uma corrida para desenvolverem a primeira vacina contra ao coronavírus, porém a maior motivação para desenvolverem uma vacina que seja eficaz tem sido o lucro e faturamento dessas empresas. O  PL 1462/2020 é o utiliza o dispositivo legal da Licença Compulsória, já usado por outros países, permitindo que o Brasil tenha acesso rápido às respostas efetivas contra a pandemia, protegido de preços exorbitantes e descabidos das grandes corporações, em espacial da indústria farmacêutica.

O tema já entrou em discussão no CNS, que já recomendou a parlamentares a aprovação do projeto. A recomendação, elaborada pela Comissão Intersetorial de Ciência, Tecnologia e Assistência Farmacêutica (Cictaf) do CNS, é destinada também ao Poder Legislativo, para que aprove com urgência o Projeto de Lei (PL) nº 1462/2020.

Conheça campanha a #VacinaParaTodos

Ascom CNS

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página