Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > INSCRIÇÕES ENCERRADAS: Curso de Formação para Conselheiros de Saúde em Inovação e Acesso a Medicamentos

4CNGTES ETAPAS Final novo

Início do conteúdo da página

INSCRIÇÕES ENCERRADAS: Curso de Formação para Conselheiros de Saúde em Inovação e Acesso a Medicamentos

  • Publicado: Segunda, 09 de Novembro de 2020, 16h04
imagem sem descrição.

Devido a grande procura, as inscrições para o curso, que tem apoio do Conselho Nacional de Saúde (CNS), estão encerradas

O Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc) antecipou o encerramento das inscrições para o curso de Formação para Conselheiros de Saúde em Inovação e Acesso a Medicamentos, devido a grande procura. As atividades da formação, que têm apoio do Conselho Nacional de Saúde (CNS) e do Centro de Educação e Assessoramento Popular (Ceap), ocorrerão virtualmente e começam dia 9 de dezembro.

O curso tem como objetivo geral sensibilizar conselheiros e conselheiras de saúde sobre a importância do tema Inovação e acesso a medicamentos, a partir do contexto da covid19, nos espaços institucionais do controle social, nos 26 estados e no Distrito Federal.

Os critérios para composição da turma, para além da ordem de inscrição, são: de três a cinco representantes por estado; 50% representantes de usuários, 25% de trabalhadores e 25% gestores e prestadores de serviço; 50% dos participantes devem ser mulheres; e 50% dos participantes devem ser negros (pretos e pardos).

Após esse período de inscrição, será confirmada a participação do inscrito ou inscrita e será selecionada uma lista de espera com mais cinco nomes. Caso haja desistência, escolhe-se alguém da lista, também levando em conta os critérios de paridade.

Curso e certificação

O curso é formado por três eixos temáticos cumulativos, cada um desenvolvido em um mês diferente. As atividades começam no dia 9 de dezembro e vão até o dia 24 de fevereiro de 2021. O Eixo I chama-se “O acesso a medicamentos como parte fundamental de garantia do direito à saúde e as atividades de desenvolvimento científico, tecnológico e produção de medicamentos no SUS” e é seguido pelo Eixo II, intitulado “Processo de inovação tecnológica e produção de medicamentos e seus impactos no acesso”.

O Eixo III, “O papel do controle social na inovação e acesso a medicamentos antes, durante e depois da pandemia”, encerra a programação. A Formação para Conselheiros de Saúde é composta por três seminários, quatro oficinas e dois períodos de atividades remotas, momento em que os (as) cursistas podem fazer leituras e acessar materiais que permitam a continuação autônoma do que foi debatido anteriormente nos encontros, além de interagir com os colegas e trocar experiências.

A certificação do curso é feita por meio de lista de presença gerada automaticamente pela plataforma Zoom. Por isso, é de extrema importância que cada um e cada uma informe o nome completo e o estado que representa. A partir desse relatório, todos e todas que obtiverem 75% de participação em todo o curso vão receber um certificado digital, em formato PDF. Em caso de dúvidas ou para outras informações sobre a Formação para Conselheiros de Saúde, envie um e-mail para: formacao@inesc.org.br.

Sobre o Inesc

Organização não governamental, sem fins lucrativos, não partidária e com sede em Brasília. Há 41 anos, o Instituto de Estudos Socioeconômicos atua politicamente junto a organizações parceiras da sociedade civil e movimentos sociais para ter voz nos espaços nacionais e internacionais de discussão de políticas públicas e direitos humanos, sempre de olho no orçamento público.

Foto: Curso de Formação para Controle Social no SUS, em Santa Maria (RS), em março de 2020.

Ascom CNS com informações de Inesc

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página