Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Conselho Nacional de Secretários de Saúde defende participação popular no SUS

4CNGTES ETAPAS Final novo

Início do conteúdo da página

Conselho Nacional de Secretários de Saúde defende participação popular no SUS

Durante cerimônia de posse da nova diretoria, presidente do Conass, Alberto Beltrame, reitera os votos de parceria e solidariedade à luta do CNS.

  • Publicado: Quinta, 25 de Abril de 2019, 16h07

A nova diretoria do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) foi empossada nesta terça-feira (23/04), na sede da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), em Brasília. Na ocasião, o presidente que assume o colegiado para a gestão de 2019-2020, Alberto Beltrame, reiterou em seu discurso os votos de parceria e solidariedade à luta do Conselho Nacional de Saúde (CNS) e a participação popular em defesa do Sistema Único de Saúde (SUS).

Para o presidente eleito, que também é secretário de saúde do estado do Pará, a defesa do sistema deve ser irrestrita e incondicional. “Somos solidários com o CNS e defenderemos até as últimas forças a participação do Controle Social no Sistema Único do Saúde. Esse é um compromisso de quem construiu o SUS e de quem leva o SUS adiante”, afirmou Beltrame ao destacar a sua participação em todo processo de implantação do SUS no Brasil.

Ele ainda avalia que o sistema foi uma conquista popular e civilizatória do povo brasileiro e que será necessário enfrentar alguns desafios para o próximo período, como impedir a desvinculação total do orçamento e a não garantia do mínimo constitucional para a saúde. Além dessas questões, Beltrame destacou também a necessidade de um novo pacto federativo e reforma tributária, a “descriminalização” dos gestores do SUS e a organização da Atenção Primária à Saúde.

Para o presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS), Fernando Pigatto, é fundamental fortalecer as parcerias e estreitar as relações com diferentes instituições, como tem acontecido também com o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), Ministério da Saúde e diversos parlamentares. “A melhor forma de convivermos em sociedade é prestigiando as instituições e caminhando lado a lado. Assim fortalecemos a nossa democracia e as relações republicanas que todos fazemos parte.  Nosso Sistema Único de Saúde é exemplo para o mundo e as dificuldades pelo fortalecimento do SUS une a todos e todas presentes nesta sala", avalia Pigatto ao agradecer a todos os secretários e conselheiros de saúde presentes na cerimônia. Na ocasião, ele ainda destacou a mobilização para a realização da 16ª Conferência Nacional de Saúde (8ª+8), que será realizada de 4 a 7 de agosto, em Brasília.

posse conass

 

Confira o álbum de fotos da posse da diretoria do Conass 2019-2020

EAD na graduação em Saúde

Para o ministro da saúde, Luiz Henrique Mandetta, o maior desafio será como construir o sistema coletivo. “A maior ameaça do nosso sistema é a fragilidade da construção dos recursos humanos em saúde. Já passou da hora de nós termos um diálogo franco e aberto, também com o Congresso. Não é possível formar enfermagem, nutricionistas, terapeutas à distância. Isso não existe, não dá”, afirmou o ministro.

interno2

Até julho de 2018, o número de vagas autorizadas pelo Ministério da Educação (MEC) para a graduação a distância, em cursos na área de saúde, totalizava 690 mil. Eram 244 turmas oferecidas por diversas universidades, em todo o país, onde os estudantes podiam cursar Biomedicina, Medicina Veterinária, Enfermagem, Farmácia, Fonoaudiologia, Fisioterapia, Biologia, Terapia Ocupacional, Educação Física, Nutrição ou Serviço Social sem sair de casa.

O subfinanciamento do sistema, a judicialização e a desorganização das redes de atenção também foram citados na cerimônia de posse, que contou com a presença de ministros, senadores, deputados e ex-ministros da saúde.

A diretora geral da Opas, Carisse Etienne, reafirmou o compromisso da organização internacional para fortalecer a cooperação técnica e aperfeiçoar os indicadores de saúde para todos os brasileiros. “O mundo inveja o SUS. Vocês têm em suas mãos uma joia, da qual todos os senhores, e nós também, devemos nos orgulhar”, afirmou Carisse.

interno3

Confira a seguir a composição da Diretoria do Conass para a gestão 2019-2020:

Presidente

Alberto Beltrame

Vice-presidentes regionais

Centro-Oeste: Geraldo Resende
Nordeste: Carlos Eduardo Lula
Norte: Fernando Máximo
Sudeste: Nésio Fernandes
Sul: Beto Preto

Conselho Fiscal – Titulares

Cláudia Luciana de Sousa Mascena Veras
Florentino Alves Veras Neto
Renato Jayme da Silva

Conselho Fiscal – Suplentes

Alysson Bestene Lins
Helton de Souza Zeferino
Valberto de Oliveira Lima

Representante do Conass na Anvisa – Titular

Osnei Okumoto

Representante do Conass na Anvisa – Suplente

José Henrique Germann Ferreira

Representante do Conass na Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) – Titular

Edmar Santos

Representante do Conass na Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) – Suplente

Ismael Alexandrino Júnior

Representante do Conass na Hemobrás

Leonardo Moura Vilela

Secretário Executivo

Jurandi Frutuoso

 

Foto de capa: #PraCegoVer - na foto, destaque na mesa diretora da reunião.

Fonte: Conselho Nacional de Saúde

 
registrado em:
Fim do conteúdo da página