Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > CARTA ABERTA: CNS convoca população brasileira para construção de um 2021 com mais Saúde e Proteção

4CNGTES ETAPAS Final novo

Início do conteúdo da página

CARTA ABERTA: CNS convoca população brasileira para construção de um 2021 com mais Saúde e Proteção

  • Publicado: Terça, 22 de Dezembro de 2020, 16h39
imagem sem descrição.

O objetivo é dialogar com a sociedade brasileira sobre a importância da manutenção das medidas preventivas para conter a transmissibilidade do vírus e sobre o papel do Estado contenção da crise sanitária atual

O Conselho Nacional de Saúde (CNS) publicou, nesta terça (22/12), uma carta aberta à população brasileira. Enquanto órgão responsável pelo controle social no Sistema Único de Saúde (SUS), em virtude do cenário de pandemia, devido ao Novo Coronavírus (Covid-19), o objetivo do CNS é ampliar o diálogo com a população diante da gravidade que o país enfrenta por conta da pandemia, mas, principalmente, por conta da negligência do Estado.

O controle social na Saúde vem produzindo uma série de documentos para órgãos do Executivo, Legislativo e Judiciário, conselhos estaduais e municipais de saúde e para a população em geral. Na carta, o CNS expõe que a razão maior do documento  “é zelar pela Seguridade Social no nosso país e pela vida das pessoas, propondo encaminhamentos e medidas que podem atenuar o cenário que estamos enfrentando no país”.

A carta trata ainda da nova aceleração, tanto dos casos de Covid-19, quanto da perda de vidas decorrentes da doença e afirma que o país nunca atingiu queda expressiva dos dados. “O CNS vem dialogar com a sociedade brasileira sobre a importância da manutenção das medidas preventivas para conter a transmissibilidade do vírus e sobre o papel do Estado Brasileiro na potencialização de medidas que visam conter a crise sanitária, social e econômica que vivemos. A atual situação da pandemia no país demonstra que muitas pessoas ainda vão contrair a doença”.

Dados preocupantes

O texto também mostra que a doença vem se alastrando, com agravos, entre crianças e jovens. Segundo dados da Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo, que somam pacientes das redes pública e privada na cidade, o número de crianças de até 14 anos com Covid-19 que precisaram ser internadas na capital paulista cresceu 85% em um mês.

Se em outubro de 2020 foram 35 hospitalizadas com síndrome respiratória aguda grave (SRAG) causada pelo coronavírus, em novembro do mesmo ano a quantidade subiu para 65. Até a tarde de hoje, o Painél Coronavírus do Ministério da Saúde, atualizado diariamente, apontava 187.291 mortes por Covid-19 desde o início da pandemia no Brasil.

Leia a carta na íntegra

Foto: JC online/Uol

Ascom CNS

registrado em:
Fim do conteúdo da página