Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Live do CNS vai debater diversidade e violências contra as mulheres, na quarta 17/3

4CNGTES ETAPAS Final novo

Início do conteúdo da página

Live do CNS vai debater diversidade e violências contra as mulheres, na quarta 17/3

  • Publicado: Terça, 16 de Março de 2021, 10h44
imagem sem descrição.

Feminicídio, acesso aos serviços de saúde , direitos sexuais e reprodutivos estão entre os temas do encontro virtual

 O Conselho Nacional de Saúde (CNS) vai realizar nesta quarta-feira (17/03), às 17h, a live Diversidade e combate às violências contra as mulheres: agravamento em tempos de pandemia.  A atividade será transmitida pelos canais do CNS no Facebook e Youtube.

A violência contra as mulheres não se resume somente à violência física. Chantagem, controle, constrangimento e humilhação caracterizam a violência psicológica que muitas mulheres sofrem diariamente. Há ainda a violência sexual, que limita o exercício dos direitos sexuais ou reprodutivos, além das violências patrimonial e moral.

A live, coordenada pela conselheira nacional de saúde e representante da União Brasileira de Mulheres (UBM) no CNS, Vanja dos Santos, abordará cada uma dessas violências que se intensificaram com o isolamento social provocado pela Covid-19.

Participarão do encontro virtual: Emanuelle Góes, pesquisadora do Centro de Integração de Dados e Conhecimentos para Saúde (Cidacs/Fiocruz Bahia); Leoni Margarida Simm, socióloga e presidenta da Associação Amor e União contra o Câncer (AMUCC); Emilly Mel, psicóloga e mestra em Psicologia pela UFRN Associação Atranparência/RN; Vanessa Campos, da Rede Nacional de Pessoas Vivendo com HIV e Aids (RNP+Brasil) e Vitória Bernardes, conselheira nacional de saúde pela Amigos Múltiplos pela Esclerose (AME).

Com origem na construção desigual do lugar das mulheres e dos homens nas mais diversas sociedades, este tipo de violência se agrava com o racismo, homofobia, transfobia, capacitismo e pobreza.

Além da violência doméstica e feminicídio, as participantes abordarão o acesso aos serviços de saúde na gestação, parto e puerpério, direitos sexuais e reprodutivos (direito ao aborto legal), violências contra as mulheres negras, com deficiência, transgênero e mulheres vivendo com HIV ou câncer de mama.

Mais informações

O quê: Live “Diversidade e combate às violências contra as mulheres: agravamento em tempos de pandemia”
Quando: 17 de março, às 17h
Onde: Facebook e Youtube do CNS

Foto: Prefeitura Municipal de Jundiaí

Ascom CNS

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página