Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Opas e CNS lançam o Laboratório de Inovação para selecionar experiências do Controle Social contra a Covid-19

4CNGTES ETAPAS Final

Início do conteúdo da página

Opas e CNS lançam o Laboratório de Inovação para selecionar experiências do Controle Social contra a Covid-19

  • Publicado: Terça, 06 de Abril de 2021, 14h50
Foto: Freepik
Foto: Freepik

As inscrições ocorrem entre 15 de abril a 15 de maio, por meio de formulário disponível no Portal da Inovação na Gestão do SUS (www.apsredes.org)

A Organização Pan-Americana da Saúde (Opas/OMS) no Brasil e o Conselho Nacional de Saúde (CNS) lançam a 4ª edição do Laboratório de Inovação em Participação Social com foco nas medidas de prevenção e cuidados na Covid-19. O anuncio foi feito durante live realizada nesta quarta-feira, 7 de abril, em comemoração ao Dia Mundial da Saúde, como parte das ações de mobilização em defesa do Sistema Único de Saúde (SUS) como política pública inclusiva e de qualidade, fruto da conquista do povo brasileiro e seu papel fundamental para o combate à pandemia da Covid-19.

A iniciativa busca inovações e boas práticas da participação social na saúde, focando em ações que visam aprimorar a participação social e os Conselhos como protagonistas da execução das políticas de saúde. Neste Laboratório, o enfoque será a promoção da saúde, a proteção social de grupos ou comunidades vulneráveis no contexto da pandemia. As inscrições ocorrem entre 15 de abril a 15 de maio, por meio de formulário disponível no Portal da Inovação na Gestão do SUS (www.apsredes.org).

Podem participar experiências desenvolvidas por Conselhos Estaduais, Municipais e Locais de Saúde, por universidades e instituições de ensino superior, e por atores de setores diversos (Executivo, Legislativo, Judiciário, Ministério Público, organizações filantrópicas ou sociedade civil), sempre em parceria com os conselhos.

O Laboratório de Inovação em Participação Social com foco nas medidas de prevenção e cuidados na Covid-19 se realizará em três etapas, com previsão de término das atividades até em novembro: análise das experiências inscritas, divulgação em sites parceiros e publicação eletrônica, além de intercâmbio de práticas via participação dos autores em debates virtuais promovidos pelos organizadores.

A atuação direta de Universidades e Instituições de Ensino Superior em parceria com os Conselhos de Saúde para aumento e qualificação da participação social terá destaque nessa iniciativa, reforçando a busca por inovações no campo do ensino para promover o conhecimento do SUS e da importância da participação social nos cursos da área da saúde. O Laboratório também promoverá iniciativas com abordagens intersetoriais, promovendo a integração da comunidade com a saúde e outras organizações e setores da sociedade, reforçando que a agenda da saúde é de todos.

As experiências devem ser de ações formalizadas em documentos e produto de deliberações coletivas, respaldadas por um conselho de saúde, seja ele local, municipal ou estadual. Mais detalhes, incluindo o edital e o formulário de inscrição estarão disponíveis a partir de 15/04.

Cronograma:

  • O edital ficará disponível a partir  do dia 15 de abril
  • Período de inscrições no site www.apsredes.org: 15/04 a 15/05/21
  • Seleção das experiências: até 16/06/21
  • Fase de intercâmbio de experiências: 16/6 a 31/10/21
  • Finalização do Laboratório: mês de novembro.

Foto: Freepik

Ascom Opas/CNS

registrado em:
Fim do conteúdo da página