Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > CNS cobra medidas efetivas para aquisição de medicamentos do kit intubação

4CNGTES ETAPAS Final novo

Início do conteúdo da página

CNS cobra medidas efetivas para aquisição de medicamentos do kit intubação

  • Publicado: Segunda, 12 de Abril de 2021, 16h27
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Entre as ações recomendadas está a articulação com os organismos internacionais para aquisições no mercado mundial

O Conselho Nacional de Saúde (CNS) pediu ao Ministério da Saúde, em recomendação publicada no dia 7 de abril, a implementação de ações efetivas, em caráter excepcional e temporário, para aquisição de medicamentos do kit intubação. Entre as ações recomendadas, está a articulação com os organismos internacionais para aquisições no mercado mundial.

O CNS pede que seja informada a cada quinze dias sobre a situação detalhada dos procedimentos adotados e de abastecimento em âmbito nacional e estadual dos medicamentos para Intubação Orotraqueal (IOT). O colegiado também cobra medidas que viabilizem os estoques de oxigênio hospitalar, como a aquisição ou contratação de usinas para produção de oxigênio.

O documento aprovado pelo CNS também é direcionado à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), para que oriente os gestores públicos à denunciarem preços abusivos praticados na comercialização dos medicamentos em geral, especialmente aqueles relacionados aos procedimentos de intubação prioritários durante a tratamento da Covid-19 no âmbito hospitalar.

Aos conselhos de saúde dos municípios, estados e Distrito Federal o CNS recomenda que se estabeleça procedimentos para acompanhamento e monitoramento da situação de abastecimento dos medicamentos para intubação e oferta de oxigênio nos hospitais públicos e privados.

O documento considera a necessidade de “coordenação nacional única e ordenada para execução de ações urgentes, que perpassa por uma rede colaborativa nas três instâncias de governo, com fluxos responsáveis e sem viés ideológico ou político partidário diante da crise humanitária existente”.

LEIA A RECOMENDAÇÃO NA ÍNTEGRA

Ascom CNS

registrado em:
Fim do conteúdo da página