Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Oficina de Formação para Controle Social do SUS reúne conselheiros nacionais de Saúde

4CNGTES ETAPAS Final novo

Início do conteúdo da página

Oficina de Formação para Controle Social do SUS reúne conselheiros nacionais de Saúde

  • Publicado: Quinta, 10 de Junho de 2021, 16h03
imagem sem descrição.

Evento, em formato virtual, foi promovido pelo Centro de Educação e Assessoramento Popular e pelo CNS para fomentar lutas e unificar agenda política do Conselho

Conselheiros e conselheiras nacionais de Saúde participaram nesta quinta (10/06) da oficina de Formação para Controle Social do Sistema Único de Saúde (SUS). O evento, que iniciou ontem de forma virtual, é promovido pelo Centro de Educação e Assessoramento Popular (Ceap) e pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS).

O encontro integra as atividades da 2ª edição do Projeto de Formação para o Controle Social no SUS. Essa é uma iniciativa da Comissão Intersetorial de Educação Permanente para o controle Social no SUS (CIEPCSS), com apoio da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas).

O presidente do CNS, Fernando Pigatto, participou da abertura do evento na quarta (9/06), que pretende reunir de forma telepresencial mais de 1.400 pessoas, além de envolver 30 educadores populares ao longo do ano. Para Pigatto, é fundamental que os integrantes do CNS participem de processos de formação, a fim de sempre qualificarem a atuação no maior conselho participativo do país.

“Essa oficina é fundamental. Essa segunda edição do Projeto é para que as pessoas que não estiveram na primeira possam estar nessa, porque formação é algo que a gente precisa ter sempre, com continuidade”, afirmou Pigatto na manhã de quarta.

Durante os dois dias de atividade, o objetivo é capacitar os participantes a fim de que fortaleçam suas atuações como multiplicadores em defesa do SUS nos seus respectivos estados, além de fortalecer o Controle Social e a luta pelo Direito Humano à Saúde.

De acordo com a coordenadora da CIEPCSS, do CNS, Sueli Barrios, o cenário de crise política, sanitária e humanitária, que já causou quase 500 mil mortes pela pandemia no país, reforça a necessidade de realização de iniciativas de treinamento dos conselheiros.

“Esse é um importante espaço de escuta e de fala, de encontro para reflexões, debates e trocas de experiências entre os conselheiros e conselheiras, ampliando saberes e conhecimentos, ao mesmo tempo em que mobiliza os afetos, reacende a esperança e reafirma o compromisso dos atores e atrizes que atuam no CNS”, afirmou.

Segundo ela, o espaço também é para articulação junto às entidades para potencializar e dar capilaridade à agenda política do CNS, defendendo temas “como a  defesa do auxílio emergencial de R$ 600, vacina para todos e todas, revogação da EC 95, financiamento justo e adequado para o SUS. Pensar estas agendas diante das limitações impostas pela pandemia”.

Também participaram do evento os integrantes da Mesa Diretora do CNS Priscilla Barreto, Moysés Longuinho Toniolo de Souza, Elaine Junger Pelaez e Neilton Araújo de Oliveira.

Oficinas realizadas nas 27 unidades da federação

O Ceap e o CNS têm realizado oficinas e seminários em todos os estados do país e no Distrito Federal. A próxima oficina ocorrerá para o público do Amapá. O seminário virtual será realizado nesta sexta (11/06), às 8h30. Para mais informações sobre o projeto, acesse: www.formacontrolesocial.org.br.

Ascom CNS

registrado em:
Fim do conteúdo da página