Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > CNS quer inclusão imediata de grávidas, puérperas e lactantes no grupo prioritário para vacinação contra Covid-19

4CNGTES ETAPAS Final novo

Início do conteúdo da página

CNS quer inclusão imediata de grávidas, puérperas e lactantes no grupo prioritário para vacinação contra Covid-19

  • Publicado: Quinta, 08 de Julho de 2021, 14h47
imagem sem descrição.

Documento encaminhados ao Ministério da Saúde destaca a necessidade de se reservar vacinas seguras, como as da Pfizer-BioNTech, Moderna e Butantã para estas mulheres

O Conselho Nacional de Saúde (CNS) aprovou, na terça-feira (6/07), uma recomendação para inclusão imediata de gestantes, puérperas (mulheres que tiveram filhos há até 45 dias) e lactantes (mulheres que estão amamentando) no grupo prioritário do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra Covid-19, em todo território nacional.

O documento encaminhado ao Ministério da Saúde também pede a realização de campanhas publicitárias específicas para estas mulheres, sobre os riscos da Covid-19 na gravidez e no pós-parto.

A facilitação do acesso das mulheres grávidas e lactantes aos serviços e locais de vacinação, a implementação de estratégias de testagem para acompanhantes durante o parto e afastamento e a garantia da disponibilidade de vacinas seguras e recomendadas para essa população também estão entre as recomendações.

O documento do CNS é direcionado ainda ao Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Saúde (Conass) e ao Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), para que orientem as secretarias de saúde a incluírem esta população no grupo preferencial dos planos de vacinação contra a Covid-19. Nestes casos, o CNS também destaca a necessidade de se reservar vacinas seguras, como as da Pfizer-BioNTech, Moderna e Butantã para estas mulheres.

O CNS quer ainda a tramitação em caráter de urgência do Projeto de Lei (PL) nº 2112/2021, do Senado Federal, que inclui no grupo prioritário as gestantes, lactantes, puérperas e também crianças e adolescentes com deficiência permanente ou comorbidades. O projeto está previsto para ser votado nesta quinta-feira (8/07).

 LEIA A RECOMENDAÇÃO NA ÍNTEGRA  

Ascom CNS

Foto: Shutterstock

registrado em:
Fim do conteúdo da página