Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Live do CNS discutiu os impactos da pandemia sobre as pessoas com deficiência

4CNGTES ETAPAS Final novo

Início do conteúdo da página

Live do CNS discutiu os impactos da pandemia sobre as pessoas com deficiência

  • Publicado: Segunda, 30 de Agosto de 2021, 12h26
imagem sem descrição.

Encontro foi mediado pela conselheira nacional de saúde Vitória Bernardes; presidente do CNS destacou que é necessário esse tipo de diálogo em torno do tema

O Conselho Nacional de Saúde (CNS) promoveu na última quarta (25/09) a segunda live do ciclo de debates Corpos (R)Existentes. O tema do encontro foi “Capacitismo e impactos na Saúde de Pessoas com Deficiência (PcD)”.

Mediado pela conselheira nacional de saúde Vitória Bernardes, que representa a Amigos Múltiplos pela Esclerose (AME) no CNS, o encontro virtual apresentou reflexões críticas a fim de contribuir no enfrentamento de discriminações em razão da deficiência. O presidente do CNS, Fernando Pigatto, afirmou que neste momento de pandemia é necessário esse tipo de diálogo em torno do tema.

“É de extrema importância que possamos tratar dessa temática das pessoas com deficiência. Sempre é tempo, mas  quando vivemos tempos terríveis, tempos sombrios, de ódio proliferado principalmente por quem deveria dar o exemplo, quem está à frente do governo, no caso o presidente da República”, disse.

Captura de tela 2021 08 27 181328

O evento teve a participarão de Diego Ferreira, pesquisador da Universidade de Brasília (UnB), Anahi Mello, pesquisadora da Anis Instituto de Bioética e Marco Antonio Gavério, doutorando em Sociologia na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e coordenador do Comitê de Deficiência e Acessibilidade da Associação Nacional de Pós-Graduação das Ciências Sociais (Anpocs).

Para Vitória Bernardes, a deficiência precisa ser usada como um marcador para a evolução de toda a sociedade.

“A deficiência precisa ser usada como um marcador social, como uma questão de justiça social. Existem muitas formas do capacitismo, e uma delas é o nosso apagamento do sistema de informação, como se os nossos corpos não existissem. Somos quase 24% da população e onde estão esses dados?”, questionou a conselheira.

Na análise da pesquisadora Anahi Mello, as estruturas de poder instituídas na sociedade já são uma forma de opressão.

“São premissas as estruturas de poder e todo o sistema de opressão. O próprio capitalismo financia”.

Para Diego Ferreira, a pandemia da Covid-19 reforça ainda mais a necessidade de construção de dados sobre as pessoas com deficiência.

“Estamos falando de um contingente extremamente representativo. A deficiência parece ser o local cívico onde temos uma intersecção de vulnerabilidade, de violência. Essas pessoas, essas vidas, não podem ser deixadas de lado”, salientou.

O doutorando Marco Antonio Gavério complementou: “Falar de deficiência é falar dos danos, da formação social brasileira”.

Veja a live completa aqui.

Foto: Steve Buissinne/Pixabay

Ascom CNS

registrado em:
Fim do conteúdo da página