Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > CNS debate ações de Vigilância em Saúde em congresso virtual do Ministério da Saúde

4CNGTES ETAPAS Final novo

Início do conteúdo da página

CNS debate ações de Vigilância em Saúde em congresso virtual do Ministério da Saúde

  • Publicado: Segunda, 06 de Setembro de 2021, 15h41
Foto: Hermann Kollinger- Pixabay
Foto: Hermann Kollinger- Pixabay

Pilar de sustentação das ações de combate à pandemia da Covid-19, as ações de Vigilância em Saúde, que incluem desde a realização de testes em massa até a vacinação, foram destaque no 1º Congresso Virtual de Vigilância em Saúde (ConVIVS), realizado nesta quinta-feira (2/09).

Promovido pela Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde (Sivs/MS) em parceria com a Organização Pan-­Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (Opas/OMS), o evento teve a participação da coordenadora adjunta da Civs/CNS, Adolorata Aparecida Bianco Carvalho, que representou o Conselho Nacional de Saúde (CNS).

WhatsApp Image 2021 09 02 at 14.10.52

O Congresso serviu para que estudantes, profissionais de Saúde e demais colaboradores que atuam no combate à pandemia para que compartilhassem experiências de caráter inovador, com base em resultados reais. Para além da inovação, a aplicabilidade de experiências adquiridas na pandemia, aliadas aos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), foram ressaltadas como o caminho para o combate à doença.

Na análise de Adolorata, houve consenso no sentido de que as ações em saúde precisam ser fortalecidas ainda mais. “Não resta dúvida que um dos pilares no enfrentamento da pandemia é exatamente a Vigilância em Saúde, com ações permanentes de orientação e acompanhamento de diagnósticos, monitoramento, rastreamento de casos, registros, inquéritos, testagens, vacinação, entre muitas outras. Tudo isso foi abordado durante a abertura do evento e será discutido nesses dois meses de Congresso. O que precisa ficar muito claro é a necessidade de uma vigilância constante para o enfrentamento e combate a esta pandemia”, ressaltou.

Em sua apresentação, Adolorata recordou que, desde o início da pandemia, o CNS vem mobilizando todos os esforços no sentido de defender a vida, o direito à saúde e defender o SUS.

“Em abril de 2020, o CNS criou o Comitê de Acompanhamento da covid-19. Desde então, todas as suas Comissões e Câmaras Técnicas se reúnem, incansavelmente, empenhando-se em produzir documentos para subsidiar o enfrentamento da covid-19 no Brasil”, disse.

Até final de agosto do ano passado, o CNS havia produzido 20 resoluções, 83 recomendaçõesalém de várias moções, boletins, cartas abertas, notas.

“Esperamos que este 1º Congresso Virtual de Vigilância em Saúde traga à luz muitos conhecimentos e propostas que ajudarão, com certeza, no enfrentamento à covid-19 em nosso país”, disse a conselheira.

Ascom CNS

Foto: Hermann Kollinger- Pixabay

registrado em:
Fim do conteúdo da página