Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Comissão da Câmara dos Deputados aprova PL que define logo do SUS como símbolo nacional

4CNGTES ETAPAS Final novo

Início do conteúdo da página

Comissão da Câmara dos Deputados aprova PL que define logo do SUS como símbolo nacional

  • Publicado: Quinta, 09 de Setembro de 2021, 18h26
MARCELO CASAL JR./AGÊNCIA BRASIL
MARCELO CASAL JR./AGÊNCIA BRASIL

Proposta é de autoria do deputado federal Alexandre Padilha, defensor das pautas da Saúde Pública

A Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (8/09), o Projeto de Lei 3.644/2020, que inclui a logomarca do Sistema Único de Saúde (SUS) entre os símbolos nacionais do país. O projeto é de autoria do deputado federal Alexandre Padilha e foi subscrito pelo deputado Jorge Solla.

O texto estabelece que o símbolo do SUS deverá constar em bandeiras expostas em todas as unidades de saúde e prédios custeadas integralmente ou parcialmente pelo SUS. De acordo com Padilha, a  iniciativa pretende assegurar ao SUS o merecido destaque como “política pública de caráter universal e civilizatório” que “o Brasil pode orgulhosamente divulgar ao mundo”.

“O papel do SUS, que já era reconhecido por especialistas do mundo inteiro, ficou ainda mais evidente durante a pandemia da Covid-19. É praticamente consenso entre estudiosos do tema que o fato dos EUA não contarem com um sistema de saúde de acesso universal como SUS, está entre as razões de a tragédia da pandemia ter sido impiedosa naquele país”, explicou Alexandre Padilha.

523cd0c2 de94 4fc2 a21a 684a610a0fea 1

Na análise do parlamentar, tornar a logo do SUS símbolo nacional, também é defender a saúde pública brasileira dos ataques que vem sofrendo.

“É preciso falar, também, das tentativas de políticas de cunho neoliberais de acabar com o SUS. Recentemente, a PEC do congelamento dos gastos representou um duro golpe para a saúde pública no País. No entanto, a gestão da crise da pandemia, sem o SUS e todo o sistema de pesquisa pública no País, poderia ser ainda mais catastrófica”, justificou o deputado no projeto.

O projeto agora aguarda votação na Comissão de Constituição e Justiça da Casa. Após, precisa ser levado ao plenário da Câmara. Se aprovado pelos deputados, o próximo passo é a votação no Senado.

Foto de capa: Marcelo Casal Jr./Agência Brasil

Ascom CNS

registrado em:
Fim do conteúdo da página