Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Multiplica SUS: CNS desenvolve projeto em apoio à Comunicação de Conselhos Estaduais de Saúde

4CNGTES ETAPAS Final novo

Início do conteúdo da página

Multiplica SUS: CNS desenvolve projeto em apoio à Comunicação de Conselhos Estaduais de Saúde

  • Publicado: Terça, 21 de Setembro de 2021, 15h06
imagem sem descrição.

Diante dos desafios impostos pela pandemia de Covid-19, o controle social na Saúde precisou se reinventar para que fosse possível realizar reuniões virtuais. O Conselho Nacional de Saúde (CNS) se estruturou e desenvolveu novas metodologias para desenvolvimento de suas ações. Nesse sentido, fruto do esforço da Comissão Intersetorial de Educação Permanente para o Controle Social no SUS, o CNS vai fornecer estrutura real para os 27 conselhos estaduais  e do Distrito Federal por meio do projeto MultiplicaSUS. O comunicado foi feito na última sexta (17/09), em reunião com os órgãos participativos.

Os conselhos receberão fones de ouvido, câmeras para reuniões online, acesso a plataformas de transmissão, além de microfones de longo alcance.  As aquisições estão sendo possíveis a partir de um Termo de Cooperação com a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas). 

WhatsApp Image 2021 09 17 at 15.16.13

Ana Carolina Dantas, secretária executiva do CNS, afirmou que a iniciativa é para fortalecer o controle social. “Identificamos a necessidade de fornecer melhores condições de trabalho aos conselhos de saúde. Estamos garantindo acesso às  plataformas digitais com intuito de prover os conselhos com ferramentas digitais para atividades de educação permanente”.

“Diante da pandemia, precisamos nos reinventar para seguir fazendo formação”, disse o presidente do CNS Fernando Pigatto. Assim será possível “multiplicar cada vez mais o fortalecimento do SUS”, completou. Sueli Barrios, conselheira nacional de Saúde e coordenadora da comissão, explicou que o objetivo dos trabalhos desenvolvidos é também capacitar conselheiros e movimentos sociais para dominar ferramentas virtuais. 

WhatsApp Image 2021 09 17 at 15.02.16

“Muitas vezes temos dificuldade de acesso à boa internet, equipamentos, ferramentas, mas estamos conseguindo porque somos uma rede. A gente precisa ter estrutura, plataformas digitais, equipamentos para que possamos ampliar nossa comunicação e diálogo com conjunto de pessoas e participantes”, disse ela.

Alexandra Roberta, representante do Conselho Estadual do Amapá, felicitou a iniciativa. “É extremamente importante a gente conseguir se adequar às novas formas de interação. Aqui temos muitas dificuldades de internet e plataformas”. Os órgãos deliberativos estaduais e do Distrito Federal devem aguardar as orientações do CNS para que recebam os equipamentos.

A iniciativa também visa potencializar as edições da Oficina de Formação para o Controle Social no Sistema Único de Saúde (SUS), realizada pelo CNS em parceria com o Centro de Educação e Assessoramento Popular (Ceap).

WhatsApp Image 2021 09 17 at 15.16.29

Foto: Freepik

Ascom CNS

registrado em:
Fim do conteúdo da página