Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > CNS recomenda que Economia suspenda consulta pública para precificação de medicamentos

4CNGTES ETAPAS Final novo

Início do conteúdo da página

CNS recomenda que Economia suspenda consulta pública para precificação de medicamentos

  • Publicado: Quarta, 22 de Setembro de 2021, 16h15
imagem sem descrição.

O Conselho Nacional de Saúde (CNS) publicou recomendação nesta quarta-feira (22/09) em que pede que o Ministério da Economia e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendam a Consulta Pública SEAE nº 02/2021,  que estabelece critérios para definição de preços de novos produtos e apresentações de medicamentos. A consulta pública está aberta desde o final de julho, e foi aberta após deliberação da Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CTE/Cmed).

De acordo com o documento do CNS, há ausência de subsídios técnicos suficientes para análises dos impactos previstos na norma, o que representa graves prejuízos para a sociedade em geral.

No país, a comercialização de medicamentos está sujeita, em regra, ao controle de preços. A moderação é feita pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (Cmed) – colegiado composto pelos Ministérios da Economia, Saúde, Justiça e Segurança Pública, além da Casa Civil. A recomendação pede ainda que a Câmara fique “no âmbito do SUS, na Anvisa, órgão que detém, além dos aspectos regulatórios sanitários, conhecimento técnico sobre os estudos de farmacoeconomia e Avaliação de Tecnologias em Saúde (ATS)”.

A recomendação do CNS pede ainda que a Anvisa e a Cmed realizem audiências públicas ampliando o debate sobre a precificação de medicamentos e apresentando estudos de impacto regulatório realizados. De acordo com a recomendação, é necessário que se “estabeleça critérios técnicos transparentes para a periodicidade exigida pelo órgão regulador para que o fabricante apresente os estudos clínicos que devem subsidiar a precificação do medicamento com base no benefício clínico adicional em relação às alternativas terapêuticas disponíveis”.

O documento elaborado pelo CNS pede ainda que a Câmara dos Deputados e o Senado realizem audiências públicas nas Comissão Legislativas para estabelecer, “a partir da ampla participação de setores do mercado farmacêutico, governos, especialistas, controle social e cidadão, nas discussões no intuito de contribuir nos parâmetros de precificação de medicamentos que possam aprimorar a legislação vigente a regulação do mercado farmacêutico no Brasil”.

A posição por uma ampliação dos debates é defendida pela conselheira nacional de Saúde Débora Melecchi, diretora Federação Nacional dos Farmacêuticos (Fenafar) e coordenadora Cictaf. Para ela, é preciso que a população em geral possa acompanhar os debates de forma mais intensa.

“Somado a ausência de estudos de impactos regulatórios, quaisquer alterações precisam ter o respeito com a necessidades das pessoas, para que, de fato, se concretize o acesso aos medicamentos correto e com preços acessíveis, e que não onere o maior comprador de medicamentos no Brasil, o SUS”.

Na análise do CNS, a suspensão é o melhor caminho, uma vez que a resolução que está colocada na Consulta Pública foi colocada por inteiro e não apenas nos pontos em que a Cmed indicou. O procedimento correto, segundo o Conselho, seria fazer audiências públicas, debates e tudo mais para que a Cmed tenha uma posição e depois coloque em consulta pública.

O parecer do CNS faz ainda uma recomendação ao Tribunal de Contas da União (TCU), a fim de que o órgão de controle possa realizar o acompanhamento de todo o processo estabelecido para a atualização da resolução que definirá a precificação dos medicamentos a partir da Consulta Pública SEAE nº 02/2021.

Veja a íntegra da recomendação 

Foto: Michal Jarmoluk/Pixabay

Ascom CNS

registrado em:
Fim do conteúdo da página