Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Panorama atual das Pics nos estados e municípios ganha destaque em seminário

4CNGTES ETAPAS Final novo

Início do conteúdo da página

Panorama atual das Pics nos estados e municípios ganha destaque em seminário

  • Publicado: Quinta, 30 de Setembro de 2021, 11h43
imagem sem descrição.

Evento tem transmissão no Youtube, aberta a todos os interessados; programação segue nesta quinta-feira, a partir das 16h

O panorama atual dos Pics nos estados e municípios brasileiros foi tema do segundo painel realizado na tarde desta quarta (29/9), durante o primeiro dia do Seminário Nacional sobre as Pics no Sistema Único de Saúde (SUS). O evento tem transmissão no Youtube , aberta a todos os interessados.

A mediação do painel foi feita pela Cirurgiã-Dentista Glória André Feighelstein, representante do Conselho Federal de Odontologia (CFO) na Comissão Intersetorial de Proteção, Promoção e Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (CIPPPICS). Para que fosse facilitado o entendimento do mapa de atuação das Pics , os trabalhos foram apresentados por região.

1aa

Moacir Biondo, técnico de plantas medicinais da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Amazonas, apresentou as informações referentes à região Norte. Pesquisador autodidata, Biondo criou, há 40 anos, o projeto Paisagem do Conhecimento. O projeto tem o reconhecimento do Instituto Patrimônio Histórico, como uma metodologia que incentiva saberes.

“Esse projeto resgata, organiza e devolve esses saberes para a própria comunidade”, disse o pesquisador.

Na sequência, foi a vez de Angela Maria de Lima Nascimento e Jarbas Nunes fazerem a apresentação das práticas pela região Nordeste. As práticas integrativas desenvolvidas nas comunidades englobam até mesmo uma rádio comunitária. O trabalho já tem oito anos de atuação.

“Colocamos várias práticas integrativas convivendo junto e onde, historicamente, elas viviam separadas. Mas é dentro da estrutura do SUS que a gente consegue fazer o encontro dessas práticas e isso nos leva a um sistema de trabalho que consiga integrar”, afirmou Nunes.

As práticas na Região Centro Oeste foram apresentadas por Cristian da Cruz Silva, que é gerente das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde do Distrito Federal. O sistema funciona no DF há 38 anos, embora como política aprovada exista apenas a partir de 2014.

“Estamos organizados em sete regiões de saúde. Então hoje estamos com planejamento para a implementação de quatro novos centros de Práticas Integrativas e Complementares, com a meta de chegarmos a uma por região e, quem sabe no futuro, um para cada cidade do DF”, afirmou.

A Região Sul teve o panorama apresentado pela farmacêutica e fitoterapeuta, Ana Carla Prade. Ela falou sobre as experiências das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde em São Bento do Sul, Santa Catarina. No Estado, só em 2020 foram realizados mais de 49,9 mil procedimentos seguindo as práticas. O número representou um aumento de 128% em relação ao ano anterior.

“Durante a pandemia a gente atendeu muito, sim. Fomos para a linha de frente e foi muito importante esse trabalho aos pacientes que estavam esperando, especialmente no pós-Covid”, disse.

As práticas da Região Sudeste foram apresentadas por João Márcio Berto, que é presidente da Associação Médico Homeopática de Minas Gerais. Em sua apresentação, ele defendeu que parte dos medicamentos farmacêuticos podem ser reduzidos, inclusive causando impacto financeiro. Segundo ele, dos estabelecimentos que têm homeopatia no Sistema Único de Saúde do Estado, 71% atendem a atenção primária, 24% na secundária e 5% na terciária.

“A homeopatia pode sim, estar encaixada no SUS, em todos os estabelecimentos de atenção”, disse ele, que defendeu que haja um treinamento do médico de família com o tratamento da homeopatia.

O Seminário Nacional sobre as Pics no Sistema Único de Saúde (SUS) segue nesta quinta-feira (30). No segundo do o encontro inicia às 16h. Durante os dois dias de seminário, serão tratados temas como a Legislação Práticas Integrativas e Complementares de Saúde/Pics no SUS (Atenção Básica) e apresentação dos estados que implantaram as Pics.

Programação do Seminário 

Mais informações

  • O quê: Seminário Nacional sobre as Práticas Integrativas e Complementares de Saúde (Pics) no Sistema Único de Saúde (SUS)
  • Quando: Dia 29/09, de 15 às 20h, e dia 30/09, de 16h às 20h.
  • Transmissão: 29/9 Youtube  do CNS 
    30/9 youtube do CNS

Foto: Site ICTG
ASCOM CNS

registrado em:
Fim do conteúdo da página